Acorda Cidade
O tabu está no chão. Depois de um primeiro tempo lastimável, o Vitória jogou bola no segundo tempo e arrasou o Bahia no segundo tempo: 3 a 0, neste domingo (6), no Barradão, acabando com os cinco anos sem triunfo contra o rival em casa. Neto Baiano, Elkeson e Rildo marcaram os gols, que vão encaminhando o Vitória com tranquilidade para a semifinal. Já o Bahia está à beira de um crise e a vaga na próxima fase está ameaçada.
O Vitória continua na liderança do grupo 1, com 10 pontos. A mesma do Fluminense, mas o Leão tem vantagem no número de gols marcados. O Bahia é vice-lanterna do grupo 2, com apenas quatro pontos, a oito do líder Atlético. Na próxima quarta-feira (9), nos jogos válidos pela sexta rodada do Campeonato Baiano 2011, o Bahia recebe o Camaçari, em Pituaçu, e o Vitória visita o Atlético, em Alagoinhas.
Primeiro tempo: cadê o BaVi?
Sol escaldante e pouco público. Com esses ingredientes, o primeiro tempo não empolgou. As duas equipes priorizaram a marcação e foram raras as jogadas perigosas de ataque. O Bahia chegou primeiro, mas só aos 13 minutos. Camacho arriscou da entrada da área e a bola passou à esquerda da meta de Viáfara. Maurício, que estava livre e pronto para entrar na grande área, queria o passe e reclamou do companheiro.
Um minuto depois, o Vitória respondou na mesma moeda. Depois de boa jogada pela esquerda, Léo ajeitou para Bida também chutar de fora da área, mas pela linha de fundo. Com o passar do tempo, as duas equipes se soltaram mais e tentaram explorar seus laterais para surpreender o rival. Porém, nada que acabasse com o tédio de quem acompanha o jogo das arquibancadas. Aos 28, o Bahia ensaiou o golpe no chute de Marcos, mas a bola chegou mansa às mãos de Viáfara.
Vitória vai pra cima e arrasa
Pelo começo do Vitória no segundo tempo, a bronca do técnico Antonio Lopes foi de arrepiar. O time vermelho e preto voltou cheio de iniciativa, disposto a arrasar o Tricolor. Logo aos cinco minutos, Júnior Timbó bateu forte da entrada da área e obrigou o goleiro Tiago a se mexer. O Bahia respondeu aos nove, em chute de Ananias defendido por Viáfara.
Mas a fúria leonina manifestou-se logo. Aos 10 minutos, Júnior Timbó cobrou falta, Léo Fortuando cabeceou à queima-roupa e Tiago fez milagre. Mas Neto Baiano, bem colocado, pegou a sobra e só empurrou para as redes. Gol na estreia pelo Vitória depois de ter abandonado a equipe e retornado, arrependido. Para alegria da torcida rubro-negra, a comemoração se estendeu. Um minuto depois, Elkeson, da entrada da área, acertou o canto esquerdo de Tiago: Vitória 2 a 0.
Desorientado, o técnico Rogério Lourenço tentou reanimar sua equipe e sacou Boquita, que havia entrado no lugar do machucado Rafael Jataí, para dar lugar ao atacante Pedro Beda. Aos 39, o Bahia teve a chance de diminuir, mas Viáfara brilhou numa defesa espetacular após cabeçada do mesmo Pedro Beda. Mesmo perto do fim, o Vitória achou o terceiro. Alimentado por Léo, Rildo invadiu a área e tocou na saída de Tiago. Fim de papo e festa da torcida do Leão. As informações são do Ibahia.
Vitória 3 x 0 Bahia – 5ª rodada do Campeonato Baiano 2011
Data: 06/02/2011 (domingo), às 16h
Local: estádio Barradão
Arbitragem: Rodrigo Martins Cintra, auxiliado por Adson Márcio Lopes Leal e Belmiro da Silva
Vitória: Viáfara; Romário, Léo Fortunato, Alison (Reniê) e Léo; Uelliton, Bida, Júnior Timbó (Esdras) e Elkeson; Rildo e Neto Baiano (Edson). Técnico – Antonio Lopes
Bahia: Tiago; Marcos, Titi, Luizão e Ávine; Rafael Jataí (Boquita, depois Pedro Beda), Marcone, Ananias (Gabriel), Camacho e Maurício; Souza. Técnico – Rogério Lourenço