Com uma ampla participação dos pais, prestigiando a garotada, a Associação de Judô Coiteense realizou recentemente uma competição para aprimorar o bom nível técnico de seus jovens alunos. Foi um preparatório visando futuras disputas estaduais em que estarão participando seus promissores atletas. O judô é um dos esportes olímpicos mais apreciados no Brasil.
Este tipo de torneio, de caráter interno, também significa um meio de proporcionar a confraternização entre os pais dos atletas. Um grupo de 46 alunos, na faixa etária dos 4 aos 15 anos participou do certame, 12 deles do sexo feminino – é cada vez maior o interesse das meninas por este esporte. A mais jovem das participantes tem apenas 5 anos de idade. O mais novo dos 34 meninos presentes, 4 anos.
Todos os participantes ganharam medalha, independente de sua classificação nas disputas, que envolveram várias modalidades. O diretor-técnico Vladson Borges disse que em um evento de avaliação, ou mesmo competição oficial, resultado é o que menos importa, “pois o intuito maior do trabalho é fazer com que nossos judocas sejam campeões na vida, formar bons cidadãos que venham a colaborar para um mundo melhor”. Ser campeão, ele registra, é “consequência do treinamento e dedicação de cada um”.
Vários foram os momentos especiais deste torneio, a exemplo da abertura, com execução do Hino Nacional, quando todos os presentes “mostraram o seu respeito à bandeira”. Durante as lutas, ele destacou a emoção dos pais, “torcendo, chorando, sorrindo com os seus filhos”, até o final, instante de confraternização onde todos se abraçaram independentemente dos resultados obtidos.
A academia e direção
Filiada à Federação Baiana e à Confederação Brasileira de Judô desde 1987, a tradicional Associação de Judô Coiteense é localizada à rua Sizenando Ferreira de Souza, 136, em Conceição do Coité (75 99121 9447), sendo comandanda pelo sensei Vladson Borges de Matos. Kodansha, 6⁰ dan, ele é nascido em Serrinha e radicado na vizinha cidade da Região Sisaleira há décadas.
Tem um currículo expressivo como atleta: vice-campeão sul-americano; medalhista em campeonatos brasileiros; campeão baiano e melhor atleta da Bahia em várias temporadas. Entre títulos conquistados, ele foi campeão da Copa Bahia Open; da IV Copa Paulo Leite no Maranhão; do Circuito Baiano em Juazeiro-BA; e do Baiano de Judô em Madre de Deus.
Como técnico, além da Associação de Judô Coiteense, atua na Seleção Baiana desde 2015, sendo frequentemente convocado pela entidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram