Acorda Cidade
A desconfiança da torcida do Bahia está no nível mais alto. Além de os resultados não estarem agradando – são duas derrotas e dois empates nos quatro jogos do Brasileiro – o time ainda não apresentou um futebol convincente. Tirando alguns lampejos contra o América Mineiro e o Flamengo, o tricolor não deu motivos para esperança.
Mas, em alerta ao estado atual da equipe, o técnico René Simões garantiu que o Bahia vai dar a volta por cima na disputa da Série A. “É difícil falar pro torcedor porque soa tudo como desculpa. Mas olhando olho no olho com o torcedor, eu queria dizer o seguinte: no alto da minha experiência de 33 anos de futebol, eu quero garantir para você, botar o meu nome em jogo de que essa equipe vai virar e vai te dar muitas alegrias”, afirmou.
Para reforçar a confiança da torcida, René lembrou que o técnico Márcio Araújo também foi questionado em seus primeiros jogos, mas encerrou o ano ovacionado com o retorno para a Primeira Divisão do Brasileiro. “Eu não estou sonhando em sair carregado em teus braços não. Mas estou te dando a tranquilidade de que esse time vai virar”, prometeu o treinador do Bahia. Só que René vai ter que começar a cumprir essa promessa o mais rápido possível. Apesar de estar ainda montando o elenco, “trocando o pneu com o carro em movimento”, como ele se referiu, sua permanência começa a ser questionada.
Os primeiros a cobrar a saída do treinador foram os torcedores. Ansiosa por resultados imediatos, a torcida não quer aguardar o desenvolvimento do projeto. Ainda mais porque René Simões está com o segundo pior desempenho entre os treinadores que passaram pelo Bahia neste ano. Foram oito partidas com dois triunfos, dois empates e quatro derrotas. Dos 24 pontos conquistados, conseguiu somar apenas oito, sendo que dois na Série A do Brasileiro.
Com um desempenho de 33,3%, René está à frente somente de Rogério Lourenço, que teve uma média de 26,6% enquanto esteve no Bahia. Chiquinho de Assis (efetivado e substituído rapidamente) teve aproveitamento de 44,%, enquanto que Vágner Benazzi ficou com 69,2%. (As informações são do tribuna da Bahia)