Acorda Cidade
Se o Bahia tenta, dentro de campo, se recuperar rodada a rodada das últimas colocações da Série A – e até agora obtém êxito – no campeonato da transparência o clube já está “rebaixado”. De acordo com pesquisa feita pela Pluri Consultoria, o Tricolor está entre os cinco clubes menos transparentes do Brasil.
Foram pesquisados os 32 times mais populares do país, e o Bahia ficou com a 28ª colocação, empatado com Guarani, Paysandu e Vila Nova, e a frente apenas do Ceará – os cinco foram os únicos que tiveram pontuação negativa no ranking.
A fim de medir o grau de transparência das agremiações, a Pluri avaliou itens como: disponibilização dos balanços do clube no site oficial e facilidade em encontrá-los; publicação de estatuto, organograma, relatórios anuais e orçamentos; além de atrasos na publicação dos balanços em relação ao que diz a legislação. O Tricolor foi reprovado em praticamente todos.
O Bahia não havia publicado seu balanço referente ao exercício de 2011 até o dia 1º de agosto, data em que foi fechada a pesquisa – o documento só foi disponibilizado um mês depois, quando deveria ter sido no último dia de abril, conforme reza o próprio estatuto do clube. Além disso, a Pluri não encontrou nenhum balanço anterior ao de 2011 disponível no site oficial. O Bahia também não publica o parecer dos auditores, nem tem frequência de publicação dos documentos.
O único ponto que não fez o Bahia ser considerado o menos transparente do Brasil foi o de ter publicado, em seu site oficial, o estatuto do clube. Em contrapartida, organograma, orçamento e política de governança são desconhecidos do público. Ao final da avaliação, o Tricolor recebeu a pontuação de -5 e, junto com Atlético-PR, Ceará, Fortaleza e Paraná Clube, é o clube dentre os 32 que atrasou a publicação do último balanço.
Vitória – O Rubro-negro baiano recebeu nota 40 na avaliação dos clubes mais transparentes do Brasil. Porém, está longe do ideal – é o 12º colocado, empatado com o Avaí. De acordo com a Pluri Consultoria, o Vitória disponibilizou o último balanço dentro do prazo, mas com um nível de informação considerado “médio”. Além disso, a diretoria, assim como o Bahia, não publica orçamentos, organograma, relatórios anuais e política de governança.
Top 10 dos clubes mais transparentes do Brasil
(Fonte: Pluri Consultoria)
1º Corinthians, 97 pontos
2º Santos, 89 pontos
3º Fluminense, 81 pontos
4º Palmeiras, 63 pontos
5º Coritiba, 57 pontos
6º Atlético-PR, 53 pontos
7º Vasco, 51 pontos
8º Botafogo, 48 pontos
9º São Paulo, 45 pontos
10º Grêmio e Paraná Clube, 44 pontos
12º Avaí e Vitória, 40 pontos
14º Internacional, 35 pontos
15º Flamengo, 33 pontos
16º Cruzeiro e Figueirense, 30 pontos
18º Atlético-MG, 28 pontos
19º Portuguesa, 25 pontos
20º Atlético-GO, Náutico e Ponte Preta, 20 pontos
Os dez clubes menos transparentes do Brasil
(Fonte: Pluri Consultoria)
23º Santa Cruz, 15 pontos
24º Goiás e Sport, 10 pontos
26º Remo, 5 pontos
27º Fortaleza, 3 pontos
28º Bahia, Guarani, Paysandu e Vila Nova, -5 pontos
32º Ceará, -15 pontos
As informações são do IBahia.