Acorda Cidade
Quando a bola rolar para a partida entre Ceará x Bahia, às 16h deste sábado, dia 1º de agosto, o Estádio de Pituaçu será palco, pela primeira vez, das finais da Copa do Nordeste – o jogo de volta será na terça (4), às 21h30, também em Pituaçu. Para este momento histórico, o estádio estará calado, sem a sua torcida, mas preparado para que a bola role numa boa no gramado e que os atletas possam escrever mais um capítulo nessa história.
Administrado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Pituaço, como é carinhosamente chamado pela torcida, volta a ser protagonista do futebol nacional com a maioria dos jogos do Nordestão sendo realizados no estádio, já que a Arena Fonte Nova passou a ser usada como hospital de campanha para tratar pacientes da Covid -19.
Desde 1994, quando a competição foi reconhecida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), esta será a 15ª vez que o título da Lampions League será decidido na Bahia. Antes, os jogos aconteciam no estádio da Fonte Nova ou no Barradão.
Pituaçu ainda se prepara para receber a segunda partida da semifinal do Baianão, que será no domingo (2), às 16h. Caso o tricolor supere a Jacuipense, o estádio também vai receber a final do Campeonato Baiano pela sexta vez desde a sua reinauguração, em 2009.
Além das decisões do Baianão, Pituaçu já foi palco de jogos importantes como o duelo entre Brasil e Chile, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010 e a partida entre Bahia e Coritiba, que garantiu o retorno do tricolor à primeira divisão, em 2010, após 11 anos.