Toque Esportivo

Paratletas de basquete ganham cadeiras de roda adaptadas

Para aquisição dos equipamentos adaptados, o governo baiano investiu R$ 43 mil.

Acorda Cidade

Paratletas de basquete do município de Itabuna, distante 450 quilômetros da capital, vão receber do Governo da Bahia dez cadeiras de roda preparadas especialmente para a prática do basquete. Os equipamentos foram adquiridos pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho e Esporte (Setre), para serem doados à Associação Grapiúna do Paraplégico (AGP), nesta sexta-feira (5). A entrega acontece na sede da AGP, às 16h30, e terá a presença do diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, atletas e autoridades locais.

Para aquisição dos equipamentos adaptados, o governo baiano investiu R$ 43 mil. Confeccionadas em alumínio, as cadeiras de roda foram produzidas sob medida, para a necessidade de cada paratleta. No basquete tradicional, as pernas e o tronco fazem parte dos movimentos para o drible. Já no basquete sobre rodas, a cadeira faz este papel.

Esta não foi a primeira vez que a Sudesb investiu nessa modalidade. Em 2012, 20 cadeiras de roda oficiais foram doadas para a Associação de Atletas Baianos de Necessidades Especiais (Aabane). Além disso, no ano seguinte, a Sudesb doou outras cinco cadeiras de roda triciclo para a Federação Bahiana de Atletismo.

Para Elias Dourado, “a aquisição desses equipamentos representa a valorização ao paradesporto baiano. Além disso, feitas sob medida, as cadeiras aumentam a funcionalidade e o nível de competitividade dos atletas, gerando bons frutos, aumentando, assim, o nível de competitividade”.
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários