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A CBF apresentou nesta terça-feira a nova camisa que a seleção brasileira usará, a começar no próximo dia 9, em amistoso com a França, em Paris.
A novidade é uma faixa um pouco abaixo do escudo da entidade e também o desenho de um canarinho, que fica no verso do escudo.
Na versão amarela, a faixa é verde, enquanto que na azul, a faixa é amarela. Ambas são com a tecnologia Dri-Fit e têm "zonas de ventilação" nas laterais, nas mangas e na parte interna da gola.
A gola é careca e ainda vem com a mensagem "Nascido para jogar futebol".
As camisas têm, segundo a empresa, "200 furos minúsculos cortados a laser, apoiados por um mecanismo que evita rasgos".
Segundo a Nike, o preço sugerido da original é de R$ 239,90. A réplica é de R$ 199,90. Como base de comparação, a de Ronaldinho, no Flamengo, custa R$ 159,90
Mano Menezes iria participar do lançamento da nova camisa, mas a CBF informou que o voo do técnico da seleção, que está no Peru, foi cancelado. O treinador acompanha de perto a preparação da equipe sub-20 no Sul-Americano da categoria, que dá vaga para a Olimpíada de Londres, em 2012.
CAMISA PRETA
A multinacional lançará, em junho, uma terceira camisa da seleção, mas que não será usada pelos jogadores em campo.
Com o mesmo modelo da tradicional camisa amarela, a peça será preta e vai ser comercializada em todo o mundo. O preço ainda não foi definido.
A empresa vai apresentar o uniforme um mês antes do início da Copa América da Argentina –este será o primeiro torneio oficial disputado sob o comando do técnico Mano Menezes.
A camisa foi apresentada pela Nike há seis meses aos dirigentes da CBF, que aprovaram o modelo, mas vetaram seu uso em jogos, inclusive nos amistosos.
Os dirigentes da entidade, que não gostaram da cor, basearam-se no estatuto da confederação para vetar a camisa preta. A entidade disse que a cor fere o inciso terceiro do artigo oitavo do estatuto. Nele, determina-se que os uniformes da seleção brasileira têm que obedecer as cores da bandeira nacional.
Em 2004, a Nike fez uma camisa branca para a seleção, que foi usada somente no amistoso comemorativo do centenário da Fifa.
O uniforme especial foi inspirado na roupa usada em 1914, na primeira partida oficial da seleção brasileira contra o time inglês do Exeter City, no Rio de Janeiro.
A empresa é a mais longa parceira da seleção. O contrato teve início em 1996.
De acordo com o último balanço da CBF, a multinacional destinou R$ 59,1 milhões em 2009 aos cofres da entidade –mais de um terço do que a confederação fatura por temporada com patrocínios. A empresa é a principal financiadora da CBF.
Em 2009, a confederação lucrou alto com patrocínios. Segundo balanço oficial da entidade, arrecadou R$ 164,923 milhões com as empresas que usam a imagem da seleção brasileira. As informações são da Folha Online
Fotos: Divulgação