Acorda Cidade
No terceiro dia de disputas do judô nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, o Brasil foi representado pelo judoca peso leve (73kg) Eduardo Katsuhiro. Estreante no evento, ele foi derrotado na primeira rodada pelo francês Guillaume Chaine, na Nippon Budokan.
O brasileiro levou uma chave de braço após projetar o adversário, e o lance foi revisado pela arbitragem. Os juízes não validaram o waza-ari que daria a vitória para Katsuhiro no golden score e confirmaram o triunfo do francês.
Nascido em Registro (SP), Eduardo mora no Japão desde criança. Ele cresceu na cidade de Hamamatsu, onde o Comitê Olímpico do Brasil (COB) montou uma das bases do Time Brasil para os atletas realizarem a aclimatação para os Jogos Olímpicos.
Na chave feminina do peso leve, o Brasil não teve representantes.
Nesta terça-feira, a partir das 11h do Japão (23h de segunda de Brasília), o judô brasileiro volta ao tatame com mais dois judocas. A medalhista olímpica de bronze em Pequim 2008 Ketleyn Quadros (63kg) encara a Cergia David, de Honduras, enquanto Eduardo Yudy Santos (81kg) terá pela frente na estreia o israelense Sagi Muki.