Jiu-Jitsu

Jovem de 15 anos fica tetraplégico após golpe em luta

Gabriel lutava contra um rapaz de 20 anos, da categoria adulta

Acorda Cidade

Um garoto de 15 anos ficou tetraplégico no Espírito Santo após sofrer um golpe durante luta em um campeonato de jiu-jitsu. A luta ocorreu no dia 4 de agosto e o jovem, de nome Gabriel, segue internado em um hospital de Vila Velha.
 
Gabriel lutava contra um rapaz de 20 anos, da categoria adulta – ele está na categoria juvenil. A Federação de Jiu-Jitsu do Espírito Santo (FEJJES) permitia os combates entre atletas de categorias diferentes até o caso ocorrer. Segundo Agnaldo Góes, presidente do órgão, a partir de agora esses combates serão proibidos.
 
O jovem ficou de cabeça para baixo durante ação do adversário e caiu por cima do pescoço – na hora, quebrou duas vértebras próximas do pescoço e sofreu uma lesão grave na medula, perdendo o movimentos dos braços e pernas.
 
Ele passou por duas cirurgias. Os médicos que cuidam do caso afirmaram que não é possível saber se ele poderá voltar a andar. Em vídeo divulgado na internet, o garoto mostrou esperança em voltara lutar: "Tomara que consiga logo uma vaga para fazer a reabilitação e possa voltar aos tatames", disse, com dificuldades na fala.
 
Para Góes, o fator determinante foi a força do adversário mais velho. "Houve muita força, ele é muito mais forte. É um homem formado e o Gabriel é um garoto em formação. O rapaz mais velho trabalha em obra, lavoura".
 
Ele explicou que a opção de Gabriel por lutar entre os adultos foi feita já na etapa anterior do campeonato estadual, quando não teve adversários no juvenil e ficou em 2° no adulto. "Alguns do juvenil já lutam no adulto e têm obtidos resultados. Na primeira etapa, ele entrou no juvenil e não teve competidor, e ficou em segundo no adulto. Agora entrou direto no adulto e na semifinal infelizmente isso ocorreu", declarou ao UOL Esporte.
 
O primo de Gabriel, Pablo Fernandes, criticou a força do golpe. "Ele age de maneira extremamente excessiva, até conseguir tirar o corpo do Gabriel do chão e acontecer o choque da cabeça", declarou.
 
A federação do Espírito Santo afirmou que dará ajuda financeira ao garoto lesionado. "Temos acompanhado a situação, eu fui ao hospital. Buscaremos ajuda financeira, reunindo os professores do Espírito Santo, para fazer um seminário para arrecadar ajuda", completou Góes. As informações são do UOL
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários