Esporte

Jovem atleta de Feira de Santana busca apoio para representar o Brasil no Panamericano de Karatê

O 6º Campeonato Panamericano de Karatê JKS acontece entre os dias 24 e 27 de julho, em Vitória, no Espírito Santo.

Karatê - Nicolas Lafaiete
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com apenas nove anos, o jovem atleta feirense Nicolas Pinto Lafaiete já trilha um caminho de disciplina, superação e amor ao esporte. Desde o primeiro contato com o Karatê, ainda aos sete anos, o menino mostrou que nasceu para competir. Com um mês de treino, participou da sua primeira competição e já saiu vitorioso. Desde então, não parou mais. No ano passado ele disputou graças ao apoio de familiares e amigos.

Karatê - Nicolas Lafaiete
Foto: Arquivo Pessoal

Agora, ele se prepara para o maior desafio da sua jovem carreira: representar o Brasil no 6º Campeonato Panamericano de Karatê JKS, que acontece entre os dias 24 e 27 de julho, em Vitória, no Espírito Santo (ES). Para isso, sua família lançou uma campanha de arrecadação solidária, incluindo rifa, Pix e busca por patrocínio, com o objetivo de custear os gastos da viagem com inscrição, transporte, hospedagem e alimentação.

Karatê - Nicolas Lafaiete
Jessica Lafaiete | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Cerca de R$ 6 mil, mais ou menos o valor, para cobrir todo o gasto, inclusive, porque eu preciso acompanhar ele. Então, tanto dele quanto as minhas despesas também. Estamos fazendo uma rifa também, nas redes sociais estamos pedindo um Pix solidário para quem deseja colaborar e estamos também entrando em contato com empresas ou pessoas que queiram ajudar ou patrocinar rifas ou também a viagem”, contou a mãe, Jéssica Pinto Lafaiete ao Acorda Cidade.

Karatê - Nicolas Lafaiete
Foto: Arquivo Pessoal

Preparação para o Campeonato

Na preparação, Nícolas treina três vezes por semana na academia sob o olhar atento do professor Hiago Queiroz, faixa preta segundo dan. Além disso, ele também joga futebol, e ainda faz aulas extras. “O Nicolas normalmente faz duas aulas nas segundas, quartas e sextas e ainda tem um treino extra, que é o treino de kumite, que é o treino de luta, para poder se preparar para os dois tipos de competições que tem no campeonato”, explicou o professor.

Karatê - Nicolas Lafaiete
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

No Panamericano, Nicolas vai disputar o kata (conjunto de movimentos que simulam uma luta) e o kumite (combate entre dois atletas), além de tentar formar equipe para o kata com três atletas. O talento do garoto não passa despercebido.

“Tem um talento enorme. Se dedica muito, não desobedece na aula, que é um fator muito importante. A disciplina dentro do Karatê e sendo assim está evoluindo muito bem”, afirmou o professor ao Acorda Cidade.

A competição reunirá atletas de vários países da América Latina, além dos Estados Unidos e Canadá, mas segundo o professor, o foco do time é mais interno do que externo. Para se preparar, todos os alunos dão o seu melhor no treino para chegar e fazer bonito durante as competições.

Karatê - Nicolas Lafaiete
Foto: Arquivo Pessoal

“A gente sempre fala que os atletas devem dar o melhor de si e não se preocupar em trazer medalha. A medalha vai ser a consequência de todo o treino ao longo desse tempo. A gente tenta controlar um pouco a pressão, mas tentamos manejar esse processo, porque sabemos que sabemos que faz muita diferença.”

Nicolas, mesmo com a rotina puxada entre estudos, futebol e treinos, está confiante. Com várias medalhas no pescoço, o garoto não pensa no que já ganhou, mas em toda uma trajetória que está por vir.

Karatê - Nicolas Lafaiete
Foto: Arquivo Pessoal

“É legal, é um esporte divertido. Pode ser até rígido, mas no final é uma diversão. Sempre gostei. Eu jogo futebol, os dias de terça e quinta. Faço Karatê, segunda, quarta e sexta. Eu acho o meu dia ótimo”.

Sobre como se sente com a chance de disputar uma competição internacional, ele é direto: “Felicidade. Legal, gosto de fazer Karatê e competir.” E Nicolas já tem um objetivo claro. Pretende chegar até o mundial, afinal, “sonhar é ótimo”, disse o garoto.

Como Ajudar Nicolas

Quem quiser colaborar pode contribuir com qualquer valor por meio do Pix Solidário (75) 981699919 @nícolas.karateca ou @jessicalafaite

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.