Acorda Cidade
Na terceira colocação do Campeonato Brasileiro com 49 pontos, o Botafogo é o time com mais chances de conquistar o título, segundo o matemático Tristão Garcia. Com um jogo a menos em relação aos concorrentes em função do adiamento da partida contra o Santos (que será realizada no dia 19/10, na Vila Belmiro), o time comandado por Caio Júnior tem 29% de probabilidade de ficar com a taça, contra 27% do Corinthians e 25% do Vasco, os líderes com 51 pontos. No entanto, para Tristão Garcia, a disputa entre os três primeiros configura um empate técnico ao término da 29ª rodada.
“É uma situação inédita na história do Campeonato Brasileiro por pontos corridos. Nunca tantos times ficaram em empate técnico neste primeiro bloco na briga pelo título”, disse.
Mas a disputa pelo título é ainda maior. No segundo escalão, formado por São Paulo, Flamengo e Fluminense, há um empate: todos têm 6% de chances. Além deles, o Inter, com 44 pontos, segue na briga, mas com probabilidade mínima: 1%. Com sete equipes tão próximas a sete rodadas do fim, o matemático não tem dúvidas ao afirmar: “É a reta final mais equilibrada da história.”
O revezamento de vitórias tem feito com que nenhum time consiga se estabelecer com folga na liderança. E a briga polarizada por times do eixo Rio-São Paulo acirra a disputa. Para Tristão, a chance de uma equipe carioca ficar com a taça é de 66%, contra 33% de um paulista dar a volta olímpica após a 38ª rodada.
Na comparação dos quatro primeiros colocados após 29 rodadas, nota-se que a competição deste ano é a mais difícil. O líder tem o menor número de pontos desde 2006. Em 2007, por exemplo, o primeiro colocado era o São Paulo, que nesta altura já tinha marcado 63 pontos, 12 a mais que o Corinthians nesta temporada.
Para o matemático Tristão Garcia, a faixa de pontos para o título já está em 71 pontos, mas o time que conseguir 69 é candidatíssimo. Em 2008, o Grêmio, vice-líder, conseguiu 72, o que mostra o equilíbrio da edição deste ano. As informações são do Globo Esporte.com.