Foi reinaugurado na manhã deste sábado (14), em Feira de Santana, o Ginásio de Esportes Joselito Amorim. A reabertura do equipamento esportivo foi promovida após investimentos feitos pela prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Esportes, projetado para atender melhor as necessidades de atletas e da comunidade.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
De acordo com a Secretaria de Comunicação Social, a reinauguração também faz parte das programações em celebração aos 191 anos de emancipação político-administrativa de Feira de Santana.
Entre as principais melhorias, destacam-se a recuperação do telhado e arquibancada, a troca do piso da quadra, a renovação do sistema hidráulico e sanitário – com instalação de vaso sanitário, mictório e chuveiro – a pintura completa do ginásio e a modernização do sistema de iluminação e parte elétrica.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, informou que o investimento feito no local é em torno de R$ 1 milhão e, muitas ações foram desenvolvidas para entregar o equipamento restaurado para a comunidade feirense.
“O Ginásio de Esporte do Colégio Joselito Amorim teve problemas também depois da pandemia e nós recuperamos toda esta área, que está extremamente bonita. Este é um dos ginásios de esporte que meu pai começou, depois teve um problema na construção, depois teve que ser recuperado e, agora nós estamos recuperando ele para que possa ser utilizado, tanto para comunidade, mas também para os alunos do Colégio Municipal Joselito Amorim, para praticarem as atividades físicas da própria escola, é algo extremamente importante e, principalmente por se tratar de um ginásio que está no centro da cidade, aqui na Aloísio Resende, o que facilita todas as ações necessárias para que nós tenhamos além da acessibilidade, uma prática de esportes muito mais perto de todo mundo e muito mais acessível”, afirmou.
Ao Acorda Cidade, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho enfatizou a importância do equipamento ser reinaugurado e ter a oportunidade de ser utilizado pela comunidade estudantil, assim como pela sociedade feirense que pratica esporte.
“O ginásio está sendo entregue à comunidade reformado, um equipamento importantíssimo de nossa cidade, onde nós desenvolvemos aqui diversas modalidades esportivas e, pela sua própria localização, a gente sabe o quanto é importante esse equipamento retornar a sua atividade, é importante frisar que nós tivemos um momento de pandemia, onde tivemos o fechamento de diversos equipamentos esportivos, inclusive, suas manutenções foram suspensas para que se evitasse a questão da aglomeração das pessoas, depois tivemos algumas dificuldades que todos acompanharam a nível orçamentário, com a própria Câmara de Vereadores, mas o prefeito com a criação da Superintendência, estamos aí retomando com toda força, com todo calor, onde são mais de 20 equipamentos de forma simultânea que estão sendo revitalizados e entregues à comunidade”, disse.
José Carlos dos Santos Macedo, mais conhecido como Carlinhos de Missuca, é o atual superintendente de Esportes do município. Ao Acorda Cidade, ele informou que o ginásio foi vítima do vandalismo e muitos vasos sanitários foram furtados.
“O ginásio estava parado, tivemos dois anos de pandemia e, sabemos que quando se tem uma casa, que ela fica fechada por muito tempo, ela fica deteriorada. Estávamos com o piso bem estragado, trocamos o piso todo, colocamos um piso de alta resistência, estávamos com os banheiros danificados, trocamos todos os vasos sanitários, torneiras, pias, nós perdemos aqui 14 vasos sanitários por conta dos vândalos que levaram, então toda esta parte hidráulica foi feita. Assim como a parte da pintura e novos refletores, são 16 refletores de LED instalados”, declarou.
Diretor de Esportes da Associação Feirense de Basquete, Gastão de Assis, também estava presente na reinauguração do ginásio. Ao Acorda Cidade, ele pontuou os benefícios com a retomada das atividades no local.
“Esse espaço aqui é muito importante, porque nós temos diversas atividades, como basquete, voleibol, que são desenvolvidas aqui. Eu sou o diretor de Esportes da Associação de Basquete e, nós temos uma atividade durante o dia com crianças das escolas municipais, a gente tem atividades à noite com o Basquete Master e com os adultos. Nós temos o Campeonato Feirense de Basquete que é desenvolvido desde 2012, 2013, e temos hoje 80 atletas participando do campeonato”, informou.
De acordo com o diretor, a partir de 2025, será inserido no calendário esportivo, campeonatos de basquete sub-17 e sub-18.
Marcos Tanferi, que já foi atleta e hoje atua como professor de voleibol, informou à reportagem do Acorda Cidade, que o trabalho esportivo ajuda na socialização dos jovens, afastando do mundo da criminalidade.
“A reabertura de um ginásio para o atleta, é simplesmente uma forma de formarmos novos cidadãos através do esporte, é assim um trabalho de socialização, de você fomentar o esporte socializando os jovens para tirar eles daqueles lugares de zona de risco, dos momentos de droga, de latrocínios, porque os jovens que praticam esportes, eles não se envolvem com essas coisas, ou seja, não se envolvem no meio da marginalidade, ele se torna uma pessoa diferenciada”, pontuou.
Marcos também contou que durante este período, as equipes estavam sem local fixo para realizarem os treinamentos esportivos.
A reabertura do ginásio foi marcada pelo jogo inaugural de vôlei masculino, logo após, a partida de vôlei feminino e torneio de basquete master com três jogos.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram