O atacante Eder anunciou a aposentadoria do futebol aos 37 anos, surpreendendo muita gente por já parar no meio da temporada, sem finalizar o ano no Criciúma. Vale destacar que ao retornar para a equipe, o jogador trouxe conquistas para o Tigre e movimentou plataformas como a Betano. Eder é formado no Criciúma, fez a sua carreira fora e retornou em 2023.
📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos
Na equipe, conquistou dois Campeonatos Catarinense e ajudou a recolocar o Tigre na elite do futebol brasileiro, que era o maior desejo dos torcedores. Dessa forma, encerra a sua trajetória onde começou.
Vilmar Guedes, presidente do Criciúma, fez um convite para o agora ex-jogador assumir a superintendência de futebol do clube. Portanto, ele deve seguir na equipe, mas na nova função.
Eder teve história longa no futebol italiano
O atacante Eder fechou o ciclo no futebol onde começou, no Criciúma. Ele saiu do clube em 2006, com destino ao futebol italiano, onde fez história. No país, o atacante passou por Empoli, Frosinone, Brescia, Cesena, Sampdoria e Inter de Milão.
Porém, ele foi além, já que conseguiu a dupla nacionalidade e optou por defender a Seleção da Itália. Foram 26 partidas pela Azzurri, com seis gols e duas assistências. Eder chegou a defender o país em uma Eurocopa, em 2016, entrando em campo quatro vezes e anotando um gol.
Após deixar o futebol italiano em 2018, o jogador foi parar na China, onde defendeu o Jiangsu Suning por três temporadas. Ao retornar ao Brasil, acertou com o São Paulo e ficou dois anos, até voltar ao Criciúma em 2023.
Pelo time catarinense ele conquistou dois Campeonatos Catarinenses, uma Recopa Catarinense e ainda o acesso à elite do futebol nacional. Porém, na última semana, ele pegou muitos de surpresa ao anunciar a sua aposentadoria em uma coletiva de imprensa antes do confronto contra o Atlético Mineiro.
“Hoje é um dia especial, comunico a vocês que tomei a decisão de sábado, contra o Atlético-MG, fazer a minha última partida como atleta profissional e como jogador do Criciúma. Isso levou algum tempo, desde antes do jogo contra o Botafogo eu externei a minha vontade ao presidente. Do sacrifício que estava fazendo para chegar nos jogos do modo que eu gostaria”, anunciou Eder.
Em sua despedida, Eder foi titular na vitória do Criciúma sobre o Atlético Mineiro por 2 a 1.
“O filme da minha carreira não poderia ser melhor. Comecei aqui, girei muito, 13, 14 anos fora do Brasil, pra hoje o filme estar encerrando da melhor forma possível. Foi intenso esse ano e meio. Em pouco tempo consegui, junto ao grupo, coisas que eu nunca poderia imaginar. A todos dentro do clube e a torcida maravilhosa que me recebeu, é um final que deixa meu coração tranquilo. Entreguei o máximo que poderia entregar”, finalizou Eder.
Números de Eder como jogador
Ao todo em sua carreira profissional foram 641 jogos por clubes, com 191 gols anotados. Ele foi campeão do Campeonato Chinês, Campeonato Paulista, Campeonato Catarinense (2x) e Recopa Catarinense.
Confira os números do agora ex-jogador em cada equipe:
- Criciúma, 98 jogos e 23 gols;
- São Paulo, 75 jogos e 11 gols;
- Jiangsu Suning, 61 jogos e 32 gols;
- Inter de Milão, 86 jogos e 14 gols;
- Sampdoria, 135 jogos e 49 gols;
- Cesena, 19 jogos e dois gols;
- Brescia, 36 jogos e seis gols;
- Empoli, 52 jogos e 27 gols;
- Frosinone, 53 jogos e 21 gols.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram