Daniela Cardoso e Ney Silva
Há seis anos, por iniciativa de uma dona de casa, foi criado em Feira de Santana o grupo ‘Divas do Sertão’. Formado por mulheres unidas pelo ciclismo, elas realizam percursos de pequenas e grandes distâncias. Sandra Regina Machado Brandão, criadora do grupo, destaca que o objetivo é confraternizar, através de uma atividade que gera bem-estar e saúde.
Foto: Arquivo Pessoal
“O objetivo é reunir as mulheres, pra gente ficar mais próximas com dia de pedal, reuniões, sempre comemoramos aniversários e acaba se tornando uma família. Eu era uma pessoa muito sedentária, era só de casa para o trabalho. Sempre gostei de bicicleta, comecei a pedalar sozinha, depois juntou três amigas e agora somos 23 mulheres”, contou em entrevista ao Acorda Cidade.
Com o destino pré-estabelecido, o grupo de ciclismo tem dois pontos de concentração, o primeiro no bairro Tomba e o segundo no viaduto da Avenida Getúlio Vargas. Os encontros são realizados duas vezes por semana, as quartas à noite e aos domingos pela manhã.
Homens também participam
Foto: Arquivo Pessoal
Apesar de o grupo ser idealizado por uma mulher e ter um nome feminino, Sandra Regina lembra que homens também podem participar e para eles foi criado até um apelido: os inoxidáveis.
“A gente precisa de um homem para nossa segurança, caso uma bicicleta quebre eles nos apoiam. A gente também faz pedal a noite e é perigoso. O grupo é uma verdadeira família, eu não abro mão por nada. Ajuda a melhorar meu bem-estar, eu tenho pressão alta e o médico já disse que pedal é saúde”, destacou.
O servidor aposentado Ivan Oliveira, é um "inoxidável", e informou ao Acorda Cidade que além dos benefícios para a saúde, estar entre pessoas queridas também é um ótimo incentivo para a prática da atividade.
“Somos devotos do esporte. É uma atividade saudável e nada como pedalar com essa turma boa com muita festa e diversão. É muito bacana pedalar com essa galera”, destacou.
Foto: Arquivo Pessoal