Os 50 atletas da delegação baiana já se encontram no Capitólio, em Minas Gerais, para a disputa da Copa Brasil de Canoagem – I Etapa neste final de semana, com início nesta sexta-feira, 14, e seguindo até o domingo, 16.
A competição serve como fase seletiva para as competições internacionais do segundo semestre, junto à segunda etapa, e como forma dos melhores colocados ingressarem na Seleção Brasileira da modalidade.
Dentre os membros que viajaram, 35 jovens de 12 a 18 anos são do Projeto Remando no Litoral Sul, uma parceria entre a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e a Federação Baiana de Canoagem (Febac). Os demais atletas têm mais de 20 anos.
Remando no Litoral Sul – Em funcionamento desde 2017 e com financiamento total da Sudesb, o projeto social atende 360 jovens nos núcleos das cidades de Itacaré, Ubaitaba, Ubatã e Maraú, todas no interior da Bahia, com a preparação técnica dos atletas.
O Governo do Estado já entregou três centros de canoagem nas cidades de Itacaré, Ubaitaba e Ubatã, além dos equipamentos que estão sendo construídos em Ibotirama, Maraú, Camamu e Itajuípe. Os dois últimos já em fase de finalização.
Com representantes dos núcleos, os transportes dos atletas e dos seus respectivos materiais também contam com o apoio do Governo do Estado, por meio da Sudesb.
A equipe estadual vai competir nas categorias: menor, 13 a 14 anos; cadete, 15 e 16 anos; júnior, 17 e 18 anos; sênior, de 19 a 25 anos; e master, com mais de 25 anos. Mais de 250 atletas vão participar da competição.
Copa Brasil de Canoagem I Etapa – A prova organizada pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) é a primeira da temporada 2023 na variação de velocidade.
Neste ano, ainda acontecem a segunda etapa da Copa Brasil, disputada em maio, em Curitiba, e o Campeonato Brasileiro, também no interior de Minas Gerais, na cidade de Lagoa Santa, em setembro (ano passado foi realizada em solos baianos na cidade de Santo Estêvão).
A programação começa com as provas de 1000m na sexta-feira, 14, seguindo com as de 500m no sábado, 15, e, no último dia, 16, terão as de 200m. Ao final, as pontuações definem as colocações para os rankings brasileiros feminino e masculino.
Presidente da Febac, Camila Lima está com a delegação dos atletas e técnicos no Capitólio, torcendo para conseguir bons resultados.
“Com as presenças de quatro núcleos do nosso projeto e uma das maiores delegações estaduais, nossa expectativa é grande também porque treinamos muito para estarmos aqui hoje. Mas, sabemos que vamos competir com clubes expoentes da modalidade aqui no país”, pontua.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram