Acorda cidade
Vitória
O Vitória, que folgou na última segunda-feira, iniciou nesta terça-feira a sua preparação para o duelo com o Guarani, na próxima quinta (26). Antes do treinamento, o técnico Toninho Cecílio se reuniu com os jogadores do Leão no gramado do CT Manoel Pontes Tanajura e conversou com os atletas por cerca de 30 minutos.
Após o bate-papo, o treinador fez um trabalho de toque de bola em campo reduzido com três equipes. A presença do zagueiro Thiago Martinelli, ex-Vasco, foi o destaque positivo do treinamento. O volante Vanderson, com tendinite no joelho, o lateral-direito Eduardo, com inflamação nas amígdalas, e o meia Ramon, com desconforto na coxa direita, foram poupados.
Botafogo
Chegar ao G-4 não é fácil. Mas permanecer é ainda mais complicado. Prova disto é o Ceará, que ficou na zona de classificação para a Libertadores durante dez partidas e caiu para sexto na 14ª rodada. No último fim de semana, com a vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, voltou a entrar no tão desejado grupo. Agora, não quer sair. E o Botafogo também pegou gosto. Na mesma 14ª rodada, quando os cearenses saíram, os cariocas entraram. Nesta quarta-feira as duas equipes medem forças no Engenhão, às 19h30m (de Brasília), pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Se o Ceará vem de triunfo sobre o Tricolor gaúcho, o Botafogo bateu o Avaí por 1 a 0. Com isso, chegou à terceira colocação, com 24 pontos, mesma pontuação que os adversários, mas com saldo de gols mais positivo: nove a quatro. Se vencer, aliás, será o quinto triunfo seguido do Glorioso, fato que não acontece há dois anos. A última vez que conseguiu sequência parecida foi em 2008, com sete vitórias consecutivas.
Corinthians
O Corinthians pode recuperar a liderança do Campeonato Brasileiro na noite desta quarta-feira (25). Animado com a vitória por 3 a 0 sobre o São Paulo, a equipe comandada por Adilson Batista enfrentará o Cruzeiro às 22 horas (horário de Brasília), em Uberlândia, com a expectativa de desbancar o Fluminense da ponta da tabela.
Com 31 pontos, o Corinthians depende de uma derrota do Tricolor carioca (que soma 33) para assumir a primeira posição. O concorrente jogará fora de casa, no Estádio Serra Dourada, mas contra o penúltimo colocado Goiás. O técnico Adilson Batista pregou atenção para a equipe.
Flamengo
Um dia após ser apresentado como reforço do Flamengo, o atacante Diogo treinou entre os titulares nesta terça-feira (24) e sentiu as alardeadas dificuldades. Sem ritmo de jogo, ele reclama de cansaço exacerbado e não tem certeza quanto às chances de estrear na quinta-feira (26), quando o Rubro-Negro pega o Atlético-MG no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.
No treinamento coletivo, ele foi titular ao lado de Leandro Amaral, mas também jogou com Val Baiano. Diogo aceitou aos risos as brincadeiras impostas pelo restante dos jogadores. O ex-atacante do Olympiakos, da Grécia, teve que passar por um "corredor polonês", no qual levou tapas, uma forma de trote dedicada aos novatos.
Palmeiras
No último semestre do seu mandato como presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo é alvo de um dilema. Ao pensar em sua vida particular, o dirigente é categórico ao falar que irá se afastar do comando do clube do coração. Porém, ele tem recebido constantes pedidos do grupo da situação para aceitar mais dois anos de trabalho no Palestra Itália. Pessoas próximas ao cartola acreditam que ele pode se sensibilizar e mudar de ideia.
Durante jantar em comemoração aos 96 anos do Palmeiras, na segunda-feira (23), o dirigente se disse cansado no cargo. O carisma de Belluzzo pode fazê-lo mudar de ideia. Há, aliás, uma campanha no quadro social do Palmeiras para que o presidente aceite o desafio de mais duas temporadas no cargo. O próprio dirigente considera o tempo de quatro anos como o ideal para uma administração de um clube de futebol.
São Paulo
A crise do São Paulo está forte, mas pode ficar ainda pior. Para não correr o risco de descer para a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Tricolor precisa de um triunfo contra o Vasco, nesta quarta-feira (25), às 22 horas (horário de Brasília), no Morumbi.
Depois da cobrança dos torcedores dentro do CT da Barra Funda e com o técnico interino Sérgio Baresi cada vez mais pressionado, o Tricolor tenta esquecer a derrota no clássico contra o Corinthians e manter a confiança para superar a equipe do Rio de Janeiro. O lateral Jean afirmou que este não é um momento de comentar a derrota para o Corinthians.
Vasco
O meia Carlos Alberto, do Vasco, foi julgado terça-feira (24), no STJD, e levou uma punição de dois jogos por causa da expulsão na partida contra o Vitória, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Desta forma, ele está fora do duelo com o São Paulo, nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Morumbi. Ele já havia cumprido uma partida de suspensão (contra o Grêmio Prudente). As informações são do site "Justiça Desportiva".
Carlos Alberto, que havia dado declarações dizendo que confiava na absolvição, viajou com o restante da delegação para São Paulo. O jogador foi julgado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) – conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva – e corria o risco de ser punido com até seis jogos de suspensão.
Bahia
Bahia e América-MG fizeram um jogo movimentado na noite desta terça-feira. O jogo foi aberto, principalmente no primeiro tempo, com boas chances de gol para os dois lados, mas, mesmo assim, terminou sem gols. Já no segundo tempo, o Coelho ficou apenas na defesa, teve dois jogadores expulsos e acabou derrotado por 3 a 0. Jael (2) e Adriano marcaram para o Tricolor.
Com o resultado, o Bahia chegou aos 27 pontos na classificação do Campeonato Brasileiro da série B. O Tricolor subiu para a sexta posição. Com os mesmos 27 pontos, mas em sétimo lugar, o América-MG caiu na tabela.