Feira de Santana

Clube de Feira de Santana disputará Campeonato Mundial na Espanha

O torneio será realizado no mês de julho.

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

O FSA Esporte Clube, time de futebol juvenil de Feira de Santana, disputará um Campeonato Mundial na Espanha no mês de julho. Fundado no ano de 2015, a equipe é a atual campeã da IberLeague Bahia, torneio realizado em 2022 na cidade de Salvador.

Foto: Arquivo Pessoal

Em entrevista ao Acorda Cidade, o supervisor do clube, Wesley Torres Silva contou mais sobre o projeto que vem ganhando espaço no município.

“O FSA Esporte Clube foi fundado no ano de 2015 e de lá pra cá, a gente vem fazendo um projeto de formação com jovens e crianças da cidade de Feira de Santana e de outros municípios aqui da região. Neste ano de 2023, nós fomos coroados com o título nacional da Copa do Brasil, e ainda teremos o lançamento do clube, então podemos dizer que começamos o ano com chave de ouro. Os treinamentos acontecem aqui na Arena FSA, e também no Centro Esportivo do Sesi, que fica no bairro do Jardim Cruzeiro. Os treinos acontecem de segunda a sexta, e aos sábados e domingos, acontecem as partidas ou alguns amistosos”, explicou.

De acordo com Wesley, o torneio será realizado na cidade de Barcelona, e apenas 14 atletas participaram da competição.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Nós disputamos no ano de 2022, a etapa regional da IberLeague Bahia que aconteceu na cidade de Salvador, ganhamos o acesso para a etapa nacional, junto com outros campeões de todo o Brasil, enfrentamos equipes do Pará, de Santa Catarina, São Paulo, e agora o próximo passo será o Mundial que acontece no mês de julho lá em Barcelona, na Espanha. Para este torneio, o nosso limite de atletas será de apenas 14 jovens”, informou.

Para o supervisor do clube, a participação dos jovens nestes torneios é considerada como uma realização de um sonho.

“A maioria dos meninos nunca tinham saído do estado da Bahia para disputar uma competição, então foi uma mistura de sensação. Tivemos muitos jovens que fizeram a primeira viagem de avião, alguns nunca tinham ficado longe dos seus pais, longe do ciclo familiar, então a gente montou toda rede de apoio, alguns atletas viajaram com seus pais, outros não, mas foi uma realização para muitos. Unimos a competição com a diversão. A nossa comissão diária é subdividida por categorias como sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17, e essa galera que viajou agora foi a sub-14, então quem viaja nestes torneios, geralmente é o supervisor de operações, membros da comissão e o treinador, mas para esta viagem da Espanha, nós pretendemos ir com o supervisor, treinador e apenas um auxiliar”, disse.

Foto: Arquivo Pessoal

Ao Acorda Cidade, o supervisor Wesley Torres também contou que o projeto FSA Esporte Clube se transforma em uma ponte, para que os jovens tenham oportunidades em clubes de nível nacional.

“A gente tem uma média de 70 atletas que passaram pelo FSA e hoje estão em clubes de todo o Brasil ou até mesmo fora. É o caso do Jhonatan que saiu daqui do FSA e hoje está no Fluminense do Rio, outros estão na base do Palmeiras, São Paulo, Flamengo, além dos nossos parceiros aqui do estado como o próprio Bahia, Vitória e o Bahia de Feira. Então o FSA vem cumprindo o seu papel de ser ponte não um muro. Nós temos este prazer de ingressar jovens no FSA e vê-los alcançando objetivos maiores, e assim realizar o sonho deles”, concluiu.

Vinicius Brasilino tem apenas 22 anos e é técnico do FSA Esporte Clube. Ao Acorda Cidade, ele destacou o trabalho que é desenvolvido no grupo, tanto de forma individual, quanto de forma coletiva.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A gente sabe que o sonho é algo muito delicado, mas a gente costuma trabalhar com a responsabilidade, com o comprometimento, então a oportunidade que os meninos estão vivendo, é algo externo fazendo com que eles evoluam tanto individualmente, quanto coletivamente. Isso faz com que eles tenham uma evolução bacana, tanto nessa iniciação agora, como poder levar a experiência da sua vida por completo”, afirmou.

O técnico do clube também destacou a parceria e a colaboração que os pais contribuem dentro de campo.

“Graças a Deus a gente tem bastante pai que são apoiadores dentro do projeto FSA, então é um bate-papo que a gente tem entre comissão e pai, porque o pai também é um psicólogo do seu filho, ali no pós jogo, no pré-jogo, durante o jogo, então graças a Deus nós temos pais apoiadores que vem fortalecendo o clube, fortalecendo o nosso projeto e fortalecendo também a comissão do FSA”, contou.

O advogado Jhonatan Araújo Boaventura dos Santos é pai de um dos atletas do FSA Esporte Clube.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, ele parabenizou o projeto que a cada dia que passa, oferece a oportunidade para novos atletas iniciarem as carreiras.

“Um dos diferenciais aqui do FSA Esporte Clube, é que o acesso é irrestrito, ou seja, tanto os pais, quanto responsáveis, podem acompanhar o dia a dia dos seus filhos, os treinos e competições. Meu filho tem 13 anos, e ele chegou aqui no mês de agosto do ano passado. Enquanto pai, posso dizer que este é um dos melhores ambientes de Feira de Santana, em oferecer no que diz respeito a esta estrutura, essa formação de novos atletas, e principalmente daqueles que realmente buscam se tornar um atleta profissional. O FSA abarca todas essas condições, existe um grupo de profissionais totalmente gabaritados, pessoas que sabem lidar com a faixa etária dos meninos, e isso nos deixa tranquilo, sabendo que um ótimo trabalho está sendo feito”, concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leia também:

FSA Esporte Clube pode se tornar mais um time profissional em Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
3 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários