A seleção brasileira feminina de vôlei conquistou na madrugada deste domingo o título do Grand Prix, em Sapporo, no Japão. A equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães derrotou a China por 3 sets a 0 com parciais de 25/15, 25/14 e 25/20 em uma hora e treze minutos de partida.
Com o resultado, o time brasileiro terminou invicto a fase final com 5 vitórias — todas por 3 sets a 0 — em 5 partidas disputadas. A China, que chegou ao jogo deste domingo precisando derrotar o Brasil por 3 a 0 ou 3 a 1 para ser campeã, terminou em segundo lugar.
A levantadora Dani Lins foi eleita a melhor jogadora da partida pela organização do Grand Prix. A oposta Sheila, com 18 pontos, foi a principal pontuadora do jogo.
No primeiro set o Brasil abriu 6 a 1 e forçou o técnico chinês a pedir um tempo. Os ajustes tentados pelas adversárias, porém, não tiveram efeito e a seleção brasileira não deu chances às adversárias, vencendo o set por 25/15.
O segundo set começou da mesma forma que o primeiro, com o Brasil usando seu bloqueio e defesa para abrir larga vantagem. As chinesas esboçaram uma reação, mas a seleção brasileira comandou o placar durante toda a parcial vencida por 25/14 em 21 minutos.
O último set foi o mais disputado da partida. A seleção brasileira começou atrás no placar e só conseguiu a virada no terço final da parcial. Com boa defesa, a China deu trabalho para a seleção, mas nos momentos decisivos o Brasil voltou a dominar todos os fundamentos e concretizou a vitória vencendo o set por 25/20. As informações são do Folha de S.Pauo