Baianos apoiados pelo FazAtleta disputam torneios internacionais de tênis no Sul e Sudeste do país nas próximas semanas

Gabriela Bettoni e Victor Rocha são os principais nomes da modalidade no estado.

Victor Rocha
Foto: Thiago Parmalat

Com o apoio do FazAtleta, dois jovens tenistas baianos irão disputar dois torneios tradicionais internacionais da modalidade nas regiões Sul e Sudeste do país nas próximas semanas. Victor Rocha, que compete na categoria 18 anos masculino, válida pela International Tennis Federation (ITF), e Gabriela Bettoni, na categoria 14 anos feminina, válida pela Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat), já estão em quadra no Rio Grande do Sul.

Gabriela Bettoni
Foto: Arquivo Pessoal

Eles iniciam a gira dos torneios brasileiros no Brasil Juniors Cup, que está na sua 42ª edição e começou nesta segunda-feira (17), com as disputas de Victor acontecendo em Porto Alegre, no J300, e de Gabriela em Caxias do Sul. Os torneios seguem até o domingo (23).

Gabriela Bettoni
Foto: Arquivo Pessoal

Na sequência, a gira desembarca no Banana Bowl, que acontecerá de 22 de fevereiro a 1º de março, como um J500 no ranking mundial juvenil no Clube Pinheiros, em São Paulo, e na categoria de 14 anos em Gaspar, Santa Catarina. Esses eventos já contaram com a participação de inúmeros atletas que depois se tornariam grandes estrelas do tênis mundial, como Thomas Muster, Gustavo Kuerten, Andy Roddick, Bia Haddad Maia, Carlos Alcaraz e João Fonseca.

Ambos os talentos baianos da modalidade fizeram bonito pelo também tradicional torneio internacional Bahia Juniors Cup do ano passado e não pararam por aí. A 39ª edição do evento contou com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e aconteceu entre os dias 11 e 17 de novembro no Club Bahiano de Tênis, na Graça, em Salvador.

Victor Rocha – Na categoria mundial até 18 anos do Bahia Juniors Cup, Vitinho, como é mais conhecido no cenário baiano, ficou com o vice-campeonato de simples na final, posto que nenhum baiano chegava desde 2019, e conquistou o título de duplas. O último baiano a ser campeão do Bahia Juniors Cup de 18 anos havia sido Natan Rodrigues em 2019, destaque da Bahia no tênis juvenil mundial na última década.

Victor Rocha
Foto: Thiago Parmalat

O tenista apoiado pelo FazAtleta explica que essa gira sul-americana da sua categoria iniciada no sul do país serve como oportunidade para conseguir jogar os grandes torneios na Europa e como preparação para jogar mais torneios profissionais, que ele almeja. Após os torneios em solos brasileiros, ele completa a agenda com o J300 da Colômbia, que será disputado em Medellín, de 11 a 18 de fevereiro.

“É muito bom poder competir nos maiores torneios da América do Sul. O Brasil Jiu-Jitsu Cup, o Banana Bowl e até o GB1 na Colômbia. São torneios muito grandes, que dão muitos pontos, e as expectativas são fazer bons jogos aqui e ter bons resultados para poder competir os grandes torneios na Europa. Então, vão vir mais pontos para poder escalar no ranking também. Estou muito feliz com a oportunidade de poder participar desses torneios, especialmente no Brasil, que é sempre muito bom jogar em casa”, comenta Vitinho.

Gabriela Bettoni – Gabriela foi um dos principais nomes baianos do Bahia Juniors Cup do ano passado com o título na categoria 14 anos de simples e o vice-campeonato nas duplas femininas. Já em 2025, ela iniciou com o título de simples da etapa de Salvador do Circuito Rota do Sol, competição nacional de abertura da temporada no Nordeste. No entanto, é na prestigiada Gira Sul-Americana Cosat G1 14-16 anos que também vem se destacando na categoria 14 anos, que ocupa atualmente a 12ª posição do ranking.

A primeira etapa da Gira começou no dia 20 de janeiro de 2025, em Cali, na Colômbia, reunindo grandes talentos do tênis sul-americano. Ela participou também das etapas de Guayaquil, no Equador e Assunção, no Paraguai. Gabriela já conquistou três troféus de campeã de duplas nas três etapas deste ano e tem como objetivo se classificar à Copa Cosat 14 anos, único torneio oficial do continente disputado em quadras de grama. O torneio reúne 64 tenistas dos dez países do continente, sendo 32 meninas e 32 meninos.

“Estou muito feliz pela oportunidade de estar vivendo essa experiência única na minha vida. Sou muito grata por todo apoio que venho tendo ao longo desses três anos de parceria com a Volvo Gotemburgo e o programa Faz Atleta do Governo do Estado da Bahia. Sem esse apoio, nada disso seria possível. Agradeço ainda ao meu técnico Evaldinho, da Infinite. Ele é o melhor! E aos meus pais que estão sempre me incentivando”, pontua Gabriela.

Em solos gaúchos, ela já estreou com uma vitória na primeira rodada de simples e retorna à quadra nesta quarta-feira (19), para a continuação da chave.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários