Esporte

Baianos apoiados pelo FazAtleta conquistam medalhas em disputas internacionais de judô e karatê

O judoca Gabriel Cruz e o karateca Lucio Almeida são apoiados pelo programa do Governo do Estado e obtiveram grandes conquistas neste final de semana.

FazAtleta
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

As modalidades de lutas e combates da Bahia seguem com força total no cenário nacional e internacional, principalmente no judô e no karatê, a partir dos resultados que os atletas vêm conquistando nos últimos meses. Esse é o caso de Gabriel Cruz, de 16 anos e nascido em Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, que conquistou seu segundo título internacional em 2025 no último domingo, 20.

Ele foi campeão da categoria 50kg no Campeonato Pan-Americano e Oceania Cadete e Junior 2025, que aconteceu em Lima, no Peru, nos dias 18 e 20 de abril. O atleta foi o único baiano convocado, dentre os 34, pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para a disputa do torneio pan-americano.

Gabriel Cruz é apoiado pelo programa FazAtleta do Governo do Estado, sob comando da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e conquistou sua primeira medalha em Campeonato Pan-Americano. Sua treinadora, Maria das Graças, falou um pouco da preparação do garoto para a competição e agradeceu a autarquia estadual pelo apoio.

FazAtleta
Gabriel Cruz | Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

“O Gabriel passa por um treino intensivo de segunda a sexta que se inicia 5h da manhã, tem o horário da aula e retoma pela tarde, quando termina somente às 19h da noite. Toda essa conquista é fruto de muito trabalho, garra e determinação. Graças ao programa da Sudesb, esse menino pode atingir o lugar mais alto do pódio e, com certeza, no futuro, levará o nome de nossa cidade, nosso estado e nosso país para o mundo afora”, comenta, Maria das Graças.

Antes de colocar a medalha de ouro no pescoço do pódio peruano, o judoca baiano brilhou no International Masters Bremen, na Alemanha, uma das competições mais tradicionais do calendário internacional da classe cadete, ao conquistar a medalha de bronze no dia 23 de março.

Karatê

Lucio Almeida, de 27 anos e oriundo da capital baiana, também é apoiado pelo programa FazAtleta e competiu no USA Open e Junior International Cup de Karatê, realizado nos dias 18 e 20 de abril, na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos. No torneio, o atleta baiano ficou com a medalha de bronze na disputa por equipes.

FazAtleta
Lucio Almeida | Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Lucio falou sobre a sua participação no USA Open e afirmou estar nivelado com outros atletas, graças ao apoio da Sudesb. “Minha participação no West Open Las Vegas foi de grande importância para o karatê baiano. Me tornei o segundo atleta da Bahia a medalhar nessa competição. Tudo isso foi graças ao apoio do FazAtleta da Sudesb, que fez eu me sentir equiparado a outros atletas de nível internacional.”

O atleta baiano foi campeão na semana anterior do Open Nacional de Karatê – Etapa Rio Grande do Norte, para onde viajou com passagens aéreas concedidas pela autarquia estadual. Atualmente, o atleta encabeça o ranking estadual, ocupa a quarta colocação no ranking brasileiro da categoria sênior masculino na variaçãp kumitê (-67kg) e briga por uma vaga no Campeonato Mundial de Karatê, que acontece em novembro, na cidade de Cairo, no Egito.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.