Acorda Cidade
Foi no sufoco, mas em um jogo em que pressionou o adversário do início ao fim e contou com o apoio incondicional de quase 30 mil torcedores em Pituaçu, o Bahia venceu Paraná por 2 a 0, na noite de sábado (13), pela 29ª rodada do Brasileirão.
O resultado levou o Tricolor aos 34 pontos na tabela, na 12a colocação, agora a quatro pontos da zona de rebaixamento. O próximo compromisso do Esquadrão acontece no sábado, no Rio de Janeiro, contra o Botafogo.
Em campo, o Tricolor demorou a se encontrar em Pituaçu. A equipe teve dificuldades em furar a retranca do Paraná, apesar de manter a posse de bola e o domínio das ações. E por pouco, num contra-ataque, os visitantes não abriram o placar, com Deivid, aos 15 minutos, exigindo grande defesa de Douglas.
A partir de então, o Esquadrão melhorou e passou a criar chances, sempre rondando a área adversária. Aos 22, em cruzamento de Léo da linha de fundo, Ramires cabeceou colocado e por pouco não marcou. A outra grande chance do Bahia no 1o tempo esteve nos pés de Zé Rafael, que recebeu cruzamento rasteiro de Ramires, pela direita, e da marca do pênalti chutou rasteiro, raspando a trave direita do goleiro Richard.
O Tricolor começou a etapa final ainda mais em cima do Paraná. A equipe chegou com perigo em lances de Zé Rafael, Flávio, Ramires e Elber, mas o goleiro Richard, em noite inspirada, parou ao menos cinco ataques com grandes defesas.
Mesmo com a pressão de estar empatando com o lanterna do campeonato, a torcida apoiou o time do início ao fim e foi recompensada com um grande desfecho em Pituaçu. Aos 39, Vinícius, que havia entrado no lugar do lateral Bruno, bateu falta da entrada da área com perfeição, e tirou o Tricolor do sufoco.
Quatro minutos mais tarde, após cruzamento de Léo desviado pela zaga, Vinícius mostrou que tem estrela e fechou o placar, com um chutaço de primeira, cruzado, sem chances para Richard. Festa merecida nas arquibancadas, agitando ainda mais o feriado prolongado do torcedor.
O Bahia atuou com Doulglas; Bruno (Vinícius), Douglas Grolli, Lucas Fonseca e Léo; Gregore, Flávio, Ramires, Zé Rafael (Edigar Junio) e Elber (Nilton); Gilberto.