O Campeonato Brasileiro de Optimist é a principal competição nacional da categoria de base da vela que forma jovens velejadores e revela futuros talentos do esporte. Com participantes de todo o país, o evento é uma oportunidade para o desenvolvimento técnico e competitivo dos atletas.
O Yacht Clube da Bahia (YCB) venceu a candidatura para sediar a competição em janeiro de 2026, com chancela da OPITIBRA (Classe Optimist Brasil) e da CBVela (Confederação Brasileira de Vela). A competição, que deverá contar com a participação de cerca de 250 velejadores de todo o país, vai acontecer entre os dias 5 e 15 de janeiro de 2026, na Marina de Itaparica, e conta com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado – Setur, além de agregar, na organização, importantes atores do setor náutico, como o Aratu Iate Clube.
“É uma grande honra para o Yacht Clube da Bahia sediar esse evento novamente, uma das mais prestigiadas competições de vela do país, reunindo centenas de atletas de todo o Brasil e que vai movimentar o turismo local”, celebra Ricardo Dantas, comodoro do YCB, que já sediou a competição em outras três ocasiões, nos anos de 1994, 2010 e 2018.
Mateus Tavares, diretor de Vela do YCB, lembra que a classe Optimist representa a porta de entrada para jovens velejadores que sonham em se tornar atletas de alto rendimento.
Ele afirma que, “um dos compromissos do nosso clube é desenvolver futuras gerações de velejadores e fortalecer a vela baiana e brasileira. Por isso o Yacht investe continuamente na formação desses novos talentos, oferecendo não apenas a estrutura e o suporte técnico necessários, mas um ambiente que estimula o aprendizado, a disciplina e a paixão pelo mar” .
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.