2014

Bahia recebe dois eventos importantes para a organização da Copa do Mundo

Pela manhã, estiveram presentes o Secretário da Copa, Ney Campello, o Assessor de Relações Institucionais do Escritório Municipal da Copa (Ecopa), Pablo Souza, que representou o Coordenador Leonel Leal e o Coordenador de TV da Secretaria de Comunicação da Bahia, Eduardo Eurico, representando o Secretário de Comunicação, Robinson Almeida.

 

Acorda Cidade
 
Nesta terça-feira (14), a Bahia foi contemplada com dois Workshops Oficiais da FIFA, um de Credenciamento e Informações para não detentores de direitos e outro de Proteção às marcas, realizados no Bahia Othon Palace, em Salvador. O evento foi uma realização do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa) e da Prefeitura Municipal de Salvador, pelo Escritório Municipal da Copa.
 
Pela manhã, estiveram presentes o Secretário da Copa, Ney Campello, o Assessor de Relações Institucionais do Escritório Municipal da Copa (Ecopa), Pablo Souza, que representou o Coordenador Leonel Leal e o Coordenador de TV da Secretaria de Comunicação da Bahia, Eduardo Eurico, representando o Secretário de Comunicação, Robinson Almeida.
 
Para o Secretário Ney Campello, a Bahia vive um momento muito favorável em relação aos megaeventos esportivos, que sediará o Campeonato Mundial de Judô ainda esse ano, a Copa das Confederações da FIFA 2013, o Sorteio Final da Copa do Mundo da FIFA 2014™ e o próprio mundial de 2014, além de ter jogos de futebol feminino e masculino, nas Olimpíadas de 2016. Por isso, a Secopa objetiva cada vez mais estreitar suas relações com os profissionais de Comunicação, que são de incontestável importância para realização desses eventos.
 
Campello afirmou que esforços vêm sendo realizados nesse sentido, como os dois Encontros com a Imprensa realizados, além do pioneirismo da sede baiana na realização de um curso, que visa preparar esses profissionais para o melhor desempenho nos megaeventos. Além disso, o Governo da Bahia espera que toda a Imprensa, credenciada ou não, participe dos eventos da FIFA, e nesse sentido, o Secretário afirma ter dado os primeiros passos com o titular da pasta de Comunicação, Robinson Almeida.
 
Para Eduardo Eurico, as orientações da FIFA e Comitê Organizador Local (COL) devem ser escutadas e compreendidas para que as funções da Imprensa sejam desenvolvidas com êxito.
 
Para apresentar as regras do cadastramento e credenciamento, participaram do primeiro workshop, a Gerente de Relações com a Imprensa da FIFA, Renata Pereira, o Gerente de Operações de Imprensa do COL, Castelo Branco, do diretor do Departamento de TV da FIFA no Brasil, Sven Schaffner e a diretora de Contratos Esportivos da TV Globo, Patrícia Principe.
 
Dentre os aspectos mais importantes apresentados estiveram: os funcionamentos do Centro de Imprensa do Estádio, das coletivas de Imprensa e da Zona Mista, os locais com acesso permitido para os repórteres e fotógrafos e como esses profissionais podem se registrar no Canal de Mídia da FIFA. Os palestrantes indicaram o passo a passo do registro, que deve ser feito no website http://media.FIFA.com, e permite receber informações exclusivas da FIFA e das 12 sedes da Copa 2014.
 
Vale ressaltar, que o registro é o primeiro passo, mas, não garante o credenciamento no estádio, que deverá ser enviado dentro de prazos estipulados e passará por uma seleção da FIFA, na tentativa de possibilitar que a maioria dos veículos possam fazer coberturas do evento.
 
As apresentações de Sven Schaffner e Patrícia Principe destacaram a importância do respeito dos não detentores dos direitos de mídia às normas estabelecidas pela FIFA, em relação à transmissão de imagens e sons. A TV Globo é a licenciada principal no território brasileiro, tendo como sublicenciados a Globosat, a TV Bandeirantes, o Band Sports, a ESPN Brasil e algumas rádios, ainda em negociação.
 
Com isso, os não detentores de direitos de mídia que tiverem interesse em receber imagens, deverão manifestar interesse à TV Globo, com 72 horas de antecedência, e deverão utilizar as imagens sem alterá-las, com os créditos, sem exploração comercial e apenas em território brasileiro.
 
Proteção às marcas
 
O segundo workshop realizado no período da tarde, foi definido como de extrema importância pelo Secretário Ney Campello, pois, apesar de outros aspectos, como os projetos, ganharem mais destaque, debates como esse de proteção às marcas, interessam não apenas à FIFA, mas, aos empresários baianos.
 
Para tratar do assunto estiveram presentes Auke-Jan Bossenbroek, Coordenador do Programa de Proteção às marcas da FIFA, Vicente Rosenfeld, Consultor de Proteção às marcas da FIFA, e Renata Pereira, gerente de Relações com a Imprensa da FIFA.
 
Eles destacaram o principal objetivo do Programa de Proteção às marcas da FIFA, que é combater as principais infrações, como falsificações, fraudes, comércio informal no entorno dos estádios, venda ilegal de ingressos e produtos que utilizam as marcas e símbolos da FIFA sem devida autorização.
 
Para evitar transtornos para o público, a FIFA, criou esse programa de proteção, além de um Programa de Licenciamento, que apresenta os meios indicados para as empresas que tenham interesse em licenciar produtos.
 
Todas as orientações deixaram ainda mais claro para o público presente, os procedimentos que devem ser adotados pela Imprensa e por empresários, para que a FIFA, o COL e seus parceiros consigam realizar um evento organizado e bem sucedido no Brasil. (Ascom Secopa)
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