Toque Esportivo

Atletas baianos de karatê cumprem agenda nacional e internacional e disputam vaga para Jogos Olímpicos Tóquio 2020

Com vários títulos conquistados ao longo de sua carreira, o atleta Williames disputa, inclusive, vaga para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

Acorda Cidade

Após participarem da primeira etapa estadual do Bahia Open de Karatê, realizada no último final de semana, os caratecas Williames Souza Santos e Isaac Matos, representantes da Seleção Brasileira de Karatê, preparam-se para novos desafios nacionais e internacionais.

Com vários títulos conquistados ao longo de sua carreira, o atleta Williames disputa, inclusive, vaga para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Desde 2011 integrando o Programa Estadual para Apoio à Prática do Esporte – Bolsa Esporte, o atleta compõe a Seleção Brasileira sênior pela categoria principal e há seis anos consecutivos lidera o ranking nacional pela categoria kata.

Além do benefício do Bolsa Esporte, o atleta tem o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb, autarquia da Secretaria do trabalho, Emprego, Renda e Esporte, nas viagens que realiza para participar de competições. Williames já participou de diversos campeonatos nacionais e internacionais como Pan-Americano, sul-americano, Venice Cup, Championship, sendo o único representante da Bahia na Seleção Olímpica do Brasil em 2019, pela categoria Kata individual masculino.

Confiante no seu potencial, o foco agora do carateca é o Sul-americano de Karatê, que ocorre entre os dias 22 e 27 de abril, na Bolívia. Para o atleta, a competição é muito importante, pois quebrou o jejum de 20 anos do Brasil. “Hoje, sou o atual campeão sul-americano, título que consegui trazer para o Brasil no ano passado, após 20 anos. A meta agora é renovar esse título e trazer medalha para o país e para nosso estado”, completa.

Outro atleta destaque na competição e que também faz parte da Seleção Brasileira é o carateca Isaac Matos, que no dia 21de abril embarca para Brasília, onde tentará uma vaga para representar o Brasil na Hungria, no Combate Games. Na sequência, também representará o país no Campeonato Sul Americano, na Bolívia.

Bahia Open – A competição baiana é considerada a primeira do ranking seletivo baiano e soma pontos para o nacional. Vinte e oito clubes de diversas cidades baianas participaram do primeiro circuito do campeonato estadual, que tem sua segunda etapa prevista para os dias 14 e 16 de junho, também no ginásio da AABB, em Salvador.

Organizada pela Federação Baiana de Karatê – FBK juntamente com a Confederação Brasileira de Karatê – CBK, o evento conta com o apoio financeiro da Sudesb, com vistas de fortalecer ainda essa modalidade esportiva na Bahia.

Para Antônio Carlos Negreiros, presidente da entidade, o apoio da Sudesb é muito importante para auxiliar as federações no desenvolvimento dos atletas filiados. “Os eventos esportivos e amadores se não tiverem o apoio da Sudesb, não prosperam, não ganham a sua devida importância. Isso vale para as federações, mas principalmente, para os atletas”, destaca Negreiros.
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários