Cerca de 800 atletas amadores e profissionais participaram, na manhã deste domingo (17), do maior circuito de corrida de rua da América Latina em número de provas, o Santander Track&Field Run. A largada e chegada ocorreram no Boulevard Shopping, com a largada a partir das 6h30. Os percursos foram de 5km e 10 km.
O Santander Track&Field Run Series (TF) é o maior circuito de corrida de rua da América Latina em número de provas e há 20 anos está no calendário dos corredores de todo o Brasil. Reúne anualmente mais de 150 mil atletas nas cerca de 75 etapas realizadas pelo país.
Thais Pimentel, que participa da organização do evento e é representante da TF esportes de Bahia, contou ao Acorda Cidade que, no estado, a primeira edição do evento ocorreu em 2020, houve uma pausa devido à pandemia de covid-19 e, em 2022, as atividades foram retomadas. Segundo ela, a corrida existe nas principais capitais e cidades no Brasil e conta com uma participação expressiva de atletas. Ela contou que Salvador foi a primeira capital do Nordeste a realizar o evento e hoje existem, na cidade, seis edições do circuito. Na Bahia, também há o circuito em Praia do Forte e Feira de Santana.
“Temos cerca de nove etapas na Bahia e circuitos no Brasil inteiro. Rio de Janeiro, São Paulo, Nordeste e o circuito está sempre preocupado com o meio ambiente, com o atleta, com a saúde e o desenvolvimento de boas práticas. Nossa água é em latinha para ser reciclada, na arena temos o esforço de usar menos plástico. É um circuito sustentável, para a saúde, boa convivência e boas relações”, declarou.
Thais informou que cerca de 350 pessoas estão envolvidas na organização e estrutura do evento e que o esperado eram cerca de 800 participantes na corrida, e isto foi alcançado. Ela destacou que em Feira de Santana há uma crescente no número de corredores.
“Cada vez a cidade tem abraçado o percurso. Temos atletas de Salvador, pessoas de cidades próximas que vieram em turma e temos as categorias de 5 km e 10 km para masculino e feminino. Os percursos são sempre no entorno do shopping, onde há a loja da Track&Field e contamos com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana, Superintendência de Trânsito e Polícia Militar. Todos os participantes ganham a medalha de participação e os ganhadores os troféus, além de alguns brindes dos nossos patrocinadores e apoiadores”, contou.
O professor de Educação Física Vinícius de Almeida Brito, de 29 anos, foi o primeiro colocado no circuito de 5km e afirmou que fez a prova no tempo de 16 minutos e 8 segundos. De acordo com ele, participou do circuito para ganhar ritmo e participar de uma prova no próximo final de semana em Aracaju, onde irá correr 24 km.
“Optei pela distância menor para ganhar ritmo, sou amador e sempre que dá estou chegando entre os primeiros”, comentou.
Vanessa Souza Santos, de 30 anos, veio da cidade de Irará para participar da corrida em Feira de Santana. Ela foi a primeira colocada na categoria feminina de 5 km.
“Corro há um ano e dois meses e a corrida surgiu em um momento difícil de minha vida. É um esporte que eu me identifico, não tenho pretensão de virar atleta, mas é uma superação a cada corrida. A gente fica mais feliz e faz amizades”, declarou a participante ao Acorda Cidade.
O policial penal de Salvador, Cleidivan Melo Batista, participa há oito anos de corrida de rua e segundo ele, a atividade melhora a saúde, além de trazer evolução a cada dia. Ele chegou em primeiro lugar na categoria masculina de 10 km e fez o percurso em um tempo de 35 minutos e 17 segundos, que considerou que está dentro da média.
“Participo de corridas no interior e já ganhei mais de 80 provas. É uma energia muito boa, onde todo mundo está buscando a melhora da saúde e estar inserido neste contexto é muito gratificante. Já fiz percursos maiores, mas a minha distância é 10 km”, pontuou.
Cerca de 800 atletas amadores e profissionais participaram do maior circuito de corrida de rua da América Latina em número de provas, o Santander Track&Field Run. Os percursos foram de 5km e 10 km. https://t.co/4yQprG00lY pic.twitter.com/MkAr4V5GL5
— AcordaCidade.com.br (@Acordacidade) March 17, 2024
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram