Feira de Santana

Atletas amadores e profissionais participam de maior circuito de corrida de rua da América Latina com etapa em Feira de Santana

O Santander Track&Field Run Series (TF) é o maior circuito de corrida de rua da América Latina em número de provas e há 20 anos está no calendário dos corredores de todo o Brasil.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Cerca de 800 atletas amadores e profissionais participaram, na manhã deste domingo (17), do maior circuito de corrida de rua da América Latina em número de provas, o Santander Track&Field Run. A largada e chegada ocorreram no Boulevard Shopping, com a largada a partir das 6h30. Os percursos foram de 5km e 10 km.

O Santander Track&Field Run Series (TF) é o maior circuito de corrida de rua da América Latina em número de provas e há 20 anos está no calendário dos corredores de todo o Brasil. Reúne anualmente mais de 150 mil atletas nas cerca de 75 etapas realizadas pelo país.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Thais Pimentel, que participa da organização do evento e é representante da TF esportes de Bahia, contou ao Acorda Cidade que, no estado, a primeira edição do evento ocorreu em 2020, houve uma pausa devido à pandemia de covid-19 e, em 2022, as atividades foram retomadas. Segundo ela, a corrida existe nas principais capitais e cidades no Brasil e conta com uma participação expressiva de atletas. Ela contou que Salvador foi a primeira capital do Nordeste a realizar o evento e hoje existem, na cidade, seis edições do circuito. Na Bahia, também há o circuito em Praia do Forte e Feira de Santana.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | Thais Pimentel

“Temos cerca de nove etapas na Bahia e circuitos no Brasil inteiro. Rio de Janeiro, São Paulo, Nordeste e o circuito está sempre preocupado com o meio ambiente, com o atleta, com a saúde e o desenvolvimento de boas práticas. Nossa água é em latinha para ser reciclada, na arena temos o esforço de usar menos plástico. É um circuito sustentável, para a saúde, boa convivência e boas relações”, declarou.

Thais informou que cerca de 350 pessoas estão envolvidas na organização e estrutura do evento e que o esperado eram cerca de 800 participantes na corrida, e isto foi alcançado. Ela destacou que em Feira de Santana há uma crescente no número de corredores.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Cada vez a cidade tem abraçado o percurso. Temos atletas de Salvador, pessoas de cidades próximas que vieram em turma e temos as categorias de 5 km e 10 km para masculino e feminino. Os percursos são sempre no entorno do shopping, onde há a loja da Track&Field e contamos com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana, Superintendência de Trânsito e Polícia Militar. Todos os participantes ganham a medalha de participação e os ganhadores os troféus, além de alguns brindes dos nossos patrocinadores e apoiadores”, contou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O professor de Educação Física Vinícius de Almeida Brito, de 29 anos, foi o primeiro colocado no circuito de 5km e afirmou que fez a prova no tempo de 16 minutos e 8 segundos. De acordo com ele, participou do circuito para ganhar ritmo e participar de uma prova no próximo final de semana em Aracaju, onde irá correr 24 km.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | Vinícius de Almeida Brito

“Optei pela distância menor para ganhar ritmo, sou amador e sempre que dá estou chegando entre os primeiros”, comentou.

Vanessa Souza Santos, de 30 anos, veio da cidade de Irará para participar da corrida em Feira de Santana. Ela foi a primeira colocada na categoria feminina de 5 km.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | Vanessa Souza Santos

“Corro há um ano e dois meses e a corrida surgiu em um momento difícil de minha vida. É um esporte que eu me identifico, não tenho pretensão de virar atleta, mas é uma superação a cada corrida. A gente fica mais feliz e faz amizades”, declarou a participante ao Acorda Cidade.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O policial penal de Salvador, Cleidivan Melo Batista, participa há oito anos de corrida de rua e segundo ele, a atividade melhora a saúde, além de trazer evolução a cada dia. Ele chegou em primeiro lugar na categoria masculina de 10 km e fez o percurso em um tempo de 35 minutos e 17 segundos, que considerou que está dentro da média.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | Cleidivan Melo

“Participo de corridas no interior e já ganhei mais de 80 provas. É uma energia muito boa, onde todo mundo está buscando a melhora da saúde e estar inserido neste contexto é muito gratificante. Já fiz percursos maiores, mas a minha distância é 10 km”, pontuou.

    Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
    Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

    Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

    Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

    Inscrever-se
    Notificar de
    guest
    1 Comentário
    mais recentes
    mais antigos Mais votado
    Feedbacks embutidos
    Ver todos os comentários
    GUTEMBERG SUZARTE DE OLIVEIRA

    Esses fogos que estão tocando por conta desse evento que está acontecendo na Av. Noide Cerqueira, está impactando na audição tantos dos portadores de AUTISMO quanto para os animais. Deveria ser proibido a soltura de de fogos de artificio que emitam barulhos. Senhores vereadores e orgão SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, porfavor protejam os AUTISTAS e os animais.