Apelo

Atleta realiza vaquinha para participar do Campeonato Mundial de Karatê Shotokan no Japão

Roberto já foi convocado para outras competições internacionais, mas por falta de apoio não conseguiu participar.

José Roberto Alves - atleta de Karatê feirense - campeonato mundial de Karatê
José Roberto Alves da Costa | Foto: Acorda Cidade

Mais um atleta feirense está se destacando no mundo das artes marciais. O professor e atleta, José Roberto Alves da Costa, tem ganhado competições pelo Brasil e desta vez pode disputar o Campeonato Mundial de Karatê Shokotan, que será realizado de 26 a 28 de julho, no Japão. Para isso, o Sensei está arrecadando fundos e patrocínios para arcar com as despesas da viagem.

No ano de 2023, ele foi Campeão Baiano em Kata Família, vice-campeão baiano nas modalidades Kata Individual e Kumite e terceiro lugar no brasileiro em Kata. Roberto, que começou sua carreira no esporte aos 25 anos, atua nos tatames há mais de 30 anos.

O atleta começou a praticar o karatê ainda nos anos 90 por influência de um amigo e com o intuito de ocupar a rotina. Ele contou ao Acorda Cidade sobre sua convocação para o Mundial do Japão, aos 58 anos, de pura vitalidade, disposição e inspiração para as futuras gerações.

José Roberto Alves - atleta de Karatê feirense - campeonato mundial de Karatê
José Roberto Alves da Costa | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O Karatê tem me ajudado bastante tanto no pessoal quanto no profissional. Já participei de campeonatos brasileiros, baianos. Ano passado, fomos vice-campeões baianos pela nossa academia Yamabushi e pela JKS (Karate Japan Karate Shoto Federation) Bahia, que é a federação à qual hoje pertenço e ficamos em segundo lugar por dois anos consecutivos”. 

Há 20 anos, Roberto coordena a Academia de Karatê Yamabushi. O espaço desenvolve muitos atletas promissores na região de Feira de Santana. Dos 10 alunos que participaram do Campeonato Brasileiro em Goiânia, ano passado, todos retornaram premiados.

Academia de Karatê Yamabushi ft ed santos acorda cidade
Foto: Arquivo Pessoal

“A Yamabushi está crescendo bastante. Já temos um grande número de atletas praticando. Em destaque para o nosso aluno Iago Flávio, que trouxe medalhas de ouro, prata e bronze, se destacando bastante”, relatou. 

Responsável pela academia, o atleta também desenvolve um projeto social de Karatê no conjunto Feira VII. Exemplo para tantos jovens e para toda a sua família, Roberto já está atuando ao lado dos seus netos. Juntos eles conquistaram o Kata Família no torneio brasileiro de 2023. O sonho agora é disputar o mundial.

“Em busca de ir para o Japão, estamos nessa batalha que é uma das maiores lutas agora, que é a questão de patrocínio, de apoio, de alguma empresa para apoiar a gente. E nos incentivando, motivando a gente para não desistir do nosso sonho. Nunca tive oportunidade de participar de uma competição internacional, justamente por falta de patrocínio”, destacou.

O professor já havia sido convocado para outras competições internacionais, mas não pôde participar por falta de patrocínio. Nesta oportunidade, Roberto conta com a solidariedade das pessoas para realizar esse sonho. O Campeonato, disputado a cada dois anos, é o principal torneio do esporte no mundo.

“Estou na luta, correndo atrás para ver se a gente consegue esse apoio. Ver se as pessoas se tocam, com a sensibilidade de nos ajudarem, que é um esporte muito bonito”.

Academia de Karatê Yamabushi ft ed santos acorda cidade
Foto: Arquivo Pessoal

Além de Roberto, outros atletas foram convocados. Iago Queiroz, Jucélia e Maria Clara, que são mãe e filha, e Iago Flávio, que também têm se destacado. Serão em torno de cinco integrantes da Yamabushi que vão para o Japão.

Segundo Roberto, sua equipe pretende arrecadar em torno de 12 a 15 mil por atleta para serem gastos com passagem, alimentação, hospedagem e com a inscrição. O que deve ficar na faixa de 75 mil reais. Por isso, uma vaquinha online está aberta, e nesta hora, toda ajuda é muito bem-vinda.

Os atletas convocados têm até o mês de maio para confirmar a participação no torneio. Mas até o momento, somente Roberto que conseguiu arrecadar R$ 73.

“Alguns alunos também estão fazendo algumas rifas para ajudar, contribuindo com a participação para a gente chegar lá e fazer um bom resultado”, afirmou. 

Além disso, o atleta explicou como aconteceram as etapas, desde a sua convocação. Após conquistar o Campeonato Baiano, ele participou da seleção baiana, com quem também foi premiado com uma vaga no Campeonato Brasileiro. A partir daí, ele foi campeão e conquistou a colocação para o mundial. 

“Depois que a gente participou do campeonato baiano, compomos a seleção baiana para disputar o Campeonato Brasileiro. No Campeonato Brasileiro, a Bahia ficou campeã geral e através disso, veio a nossa colocação”, explicou.

Academia de Karatê Yamabushi ft ed santos acorda cidade

Representando, não somente Feira de Santana, mas levando o Brasil, Roberto espera que os órgãos públicos também colaborem com o esporte, afinal, é uma atividade que tem dado oportunidade para o desenvolvimento de muitas crianças, jovens e adultos. 

“Essa viagem para mim será uma grande conquista que é um sonho que a gente tem que realizar. Quem não quer praticar Karatê e participar de um campeonato na terra do sol, onde nasceu Karatê? Não só meu sonho, como de todos os atletas que estão nessa luta”, ressaltou.

Quem quiser colaborar, pode doar neste link aqui.

Você também pode contribuir via PIX usando a chave: [email protected]

Para acompanhar o trabalho do professor e da Yamabushi, siga as redes sociais @yamabushi_oficial e @robertoyamabushiPara entrar em contato, ligue (75) 99290-2962.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários