Acorda Cidade
O nadador Allan do Carmo concedeu entrevista coletiva na Piscina Olímpica da Bahia, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (4), para falar sobre a preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Em Pequim, com apenas 18 anos, Allan ficou na 14ª colocação da maratona aquática. Oito anos depois, o atleta baiano é esperança de medalha nos jogos.
Acompanhado da comissão técnica, Allan revelou como tem sido a preparação, alimentação, treinos e a estratégia para prova olímpica. “É um expectativa grande e diferente. Disputar qualquer competição em casa é sempre especial. Estou muito confiante para conquistar esse objetivo”, disse o atleta, que vai disputar a maratona aquática no dia 16, às 9h, na praia de Copacabana.
Segundo o treinador Rogério Arapiraca, Allan tem treinado forte. “Estivemos no México semanas atrás para treinamentos na altitude, com o objetivo de melhorar os aspectos fisiológicos, além de melhorar o desempenho dele”, contou.
Rogério disse ainda que não existe uma estratégia fixa e que tudo vai depender de como estiver o mar no dia da prova, as condições de vento e maré. “Temos plano A e plano B, mas é na hora da prova que decidimos qual utilizar. Um fator é importante é que Allan vai muito bem em águas frias, e no Rio de Janeiro a temperatura da água geralmente é bem fria”, disse.
Apoio
Allan do Carmo destacou o apoio da família e do Governo do Estado, que desde abril disponibilizou a piscina olímpica para os treinos. Nesta reta final, Allan segue com os treinos em Salvador, embarcando para o Rio de janeiro somente no dia 11. “O apoio da minha família e dos meus amigos está sendo fundamental”, disse.
Presenças constantes na vida esportiva do filho, os pais Walmir Mamedio e Augusta do Carmo acompanharam a coletiva. Segundo eles, uma delegação de mais de 20 pessoas já está com passagem comprada para estar no Rio no dia 16.
FazAtleta
Também presente à coletiva, o presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos, Sergio Silva, disse que a nova piscina olímpica tem sido fundamental para a preparação do atleta. “É importante destacar nossa piscina de 50 metros. Além disso, o Governo do Estado, por meio do programa FazAtleta e a Bahiagás, tem contribuído para a permanência de Allan do Carmo na Bahia”.
Já o diretor da Bahiagás, Luiz Gavazza, ressaltou o orgulho que representa Allan para toda a Bahia, lembrando a grande conquista que já representa o fato de o atleta estar disputando uma prova na Olimpíada. “Estamos todos empenhados e canalizando toda energia positiva para que Allan faça uma excelente prova”, comentou Gavazza.