Acorda Cidade
Agência Brasil – O ministro do Esporte, Orlando Silva, afirmou nesta segunda-feira (1º) que os aeroportos brasileiros estarão adequados para receber a Copa do Mundo de futebol de 2014 independentemente da concessão dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, e Juscelino Kubitschek, em Brasília. A licitação para esses aeroportos está prevista para o final do ano.
Segundo Orlando Silva, ainda que a iniciativa privada não demonstre interesse ou não esteja pronta para participar do processo de licitação, esses aeroportos receberão investimentos. A previsão é que o governo invista R$ 5,5 bilhões na melhoria dos principais aeroportos brasileiros, até 2014.
“A Copa do Mundo tem um programa de investimento de R$ 5,5 bilhões na melhoria dos aeroportos. E esse programa vai acontecer independentemente de concessão”, disse Orlando Silva.
O ministro disse que não pretende excluir nenhuma das 12 cidades-sede, porque acredita que elas cumprirão seus compromissos de construção e reforma de estádios e de infraestrutura.
Orlando Silva voltou a afirmar que a escolha da cidade que fará a abertura da Copa só será feita em outubro deste ano, mas disse que São Paulo se destaca ante as demais cidades porque tem uma estrutura melhor, inclusive no que se refere à concentração de voos internacionais.