Feira de Santana

16ª edição dos Jogos Universitários da Bahia é realizada em Feira de Santana

Cerca de 18 Universidades estão participando do evento.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Teve início na última quinta-feira (14) e segue até este domingo (17), a 16ª edição dos Jogos Universitários da Bahia (JUBA). Neste ano, o evento está sendo realizado no município de Feira de Santana.

O torneio é promovido pela Federação Universitária Bahiana de Esportes (FUBE), com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A última edição do evento, foi realizada no ano de 2019, antes da pandemia. Ao Acorda Cidade, o presidente da FUBE, Simon Vasconcelos Pereira, destacou que um dos grande objetivos das equipes, é garantir a classificação para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

“Nós retornamos com a realização deste evento depois de dois anos por conta da pandemia, e agora temos esta oportunidade de estar em Feira de Santana sediando esta edição, estamos com o apoio do governo do estado, através da Sudesb e uma das finalidades aqui do torneio, é a classificação para os Jogos Universitários Brasileiros, que acontece entre 11 à 17 de setembro lá na cidade de Brasília, que vai reunir cerca de 5 até 7 mil estudantes, e a partir daí, teremos a oportunidade também de participar de mundiais, sul-americano e outros torneios”, disse.

De acordo com o presidente, cerca de 18 Universidades estão participando do evento.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Nós temos aqui uma média de pelo menos 15 cidades, mas o que realmente a gente contabiliza, é o número de unidades de ensino superior, que neste caso, são 18, entre públicas e privadas, ao exemplo da Universidade Estadual de Feira de Santana, que é a anfitriã, está nos recebendo nesta edição. Depois de cinco anos consecutivos, conseguimos trazer esta edição aqui para a região de Feira, porque estava acontecendo apenas na região metropolitana de Salvador, mas o público está em peso aqui torcendo por todo mundo, e iremos agora seguir para este último dia de evento que acontece neste domingo”, concluiu.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Representando a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Maria Clara Meira, 21 anos, é estudante do 4º semestre do curso de Letras Modernas. Ao Acorda Cidade, ela contou que está participando pela segunda vez do evento.

“Essa é a minha segunda participação nos Jogos Universitários, e neste ano estou participando da equipe de vôlei de quadra. No ano de 2019, na minha primeira participação, eu joguei junto com as meninas da UFBA, que inclusive são as atuais campeãs. É um esforço muito grande que a gente tem aqui, até porque nem todas as Universidades nos dão este apoio, principalmente as Universidades estaduais, devido a situação precária, então a gente vive nessa luta em permanecer no esporte. Hoje as meninas estavam nervosas, infelizmente só ganhamos uma única partida, mas ainda estamos vivos na competição e vamos com tudo para disputar o terceiro lugar”, destacou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Os jogos estão sendo realizados nas quadras esportivas da Unifan, Sesc, 17Space Park e no Instituto Federal da Bahia (IFBA).

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários