Entretenimento

Pesquisa mostra popularidade de novelas do horário nobre

Levantamento realizado pela Seekr e Grupo CDI Comunicação e Marketing compara a repercussão do final da novela Império, a estreia de Babilônia e a reapresentação de Carrossel pelos comentários postados no Twitter, Facebook e Instagram.

Acorda Cidade

A Seekr, provedora de ferramentas para gestão e monitoramento de marcas nas mídias sociais, e o Grupo CDI Comunicação e Marketing apresentam o comparativo de popularidade das novelas nas redes sociais. O levantamento “Folhetins nas Redes” foi realizado na última semana de exibição da novela Império (Rede Globo), de 07 a 14 de março, enquanto Babilônia (Rede Globo) e Carrossel (SBT) foram monitorados na semana de estreia, do dia 14 até 21 do mesmo mês.

Das 113.918 menções analisadas pela Seekr e pelo Grupo CDI, através do monitoramento das redes sociais Facebook, Twitter e Instagram, os últimos capítulos da novela de Aguinaldo Silva (Império) obtiveram a liderança de citações, com 90.135 comentários (79,1%), sendo eles 54,5% realizados pelo público feminino. Sua sucessora, Babilônia, escrita por Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga, teve 20 mil postagens (17,5%), sendo 59,5% feitas pelas mulheres. Já a reestreia da novela infanto-juvenil Carrossel, totalizou 3.783 citações (3,4%), registrando a maior participação do público feminino entre as três produções, com 66,5%.

O comendador José Alfredo (Alexandre Nero), de Império, liderou o ranking dos personagens mais citados com 20.882 menções (82%). Maria Isis (Marina Ruy Barbosa), da mesma atração, ficou em segundo lugar, com 2.405 (9,5%), enquanto o personagem de Caio Blat, José Pedro, somou 2.182. (8,5%)

A novela Babilônia estreou com Beatriz, vivida por Glória Pires, à frente, contando com 13.051 comentários, representando 81%, seguida por Inês (Adriana Esteves), que registrou 2.120, 13%. Murilo, que é interpretado por Bruno Gagliasso, contou com 944 menções, totalizando 6%.

Em Carrossel, as personagens mais comentadas pelos internautas foram Maria Joaquina (Larissa Manoela) e Cirilo (Jean Paulo Campos).

Paulistas, cariocas e mineiros lideraram o ranking das cidades com maior número de interações na rede sobre as novelas. No caso de Império, São Paulo liderou com 24,6%, Rio de Janeiro obteve 22% e Minas Gerais 9%. Para Babilônia, o estado carioca teve 26,7% menções, seguido pelos paulistas, com 26,4% e os mineiros com 5,8%. Já em Carrossel, São Paulo liderou com 47,6%, Minas Gerais com 10,9% e Rio de Janeiro com 9,3% citações.

“Para a Seekr, este tipo de levantamento é bem interessante, pois consegue reunir os diversos públicos com a mesma finalidade: estar atento à segunda tela. É o telespectador falando em suas redes sociais sobre seus gostos e preferências televisivas. É interessante também observar a forte participação do público feminino, em suas opiniões na internet”, ressalta o CBO da Seekr, Eduardo Prange.

Sobre a Seekr – Fundada em 2010 no Instituto Gene em Blumenau (SC), a Seekr é uma empresa 100% brasileira, que atua no ramo de Tecnologia da Informação, provendo softwares para a gestão e monitoramento de marcas em mídias sociais. A companhia oferece sete ferramentas diferentes: Seekr Monitor, Seekr SAC e Seekr CRM, Seekr Search, Seekr Alerts e Midi.as, sendo as três últimas gratuitas. Todos os serviços buscam agregar benefícios para os seus clientes por meio de velocidade, inovação e excelência, tendo como base três pilares estratégicos para construção de ferramentas digitais, sendo eles: Monitoramento, Atendimento (SAC 2.0) e Relacionamento (CRM).

A companhia é reconhecida por ter uma plataforma completa, que proporciona relatórios qualitativos e quantitativos e que monitora o maior número de mídias sociais do mercado brasileiro. Ao todo, mais de 30 redes sociais estão inseridas no rastreamento básico realizado pela ferramenta Seekr Monitor, principal produto da empresa.

Com sede na cidade de Blumenau (SC), pólo de empresas de Tecnologia da Informação, escritórios em São Paulo (SP), a Seekr tem 25 colaboradores, atende mais de 800 empresas e possui cerca de 200 parceiros de negócios pelo Brasil. Entre os principais clientes estão: Grupo Gerdau, Locaweb, BNDES, Braskem, Tecnisa, Sicredi, Alelo, Catho, Porto Seguro, Gol e Vivo.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários