Acorda Cidade
Há 20 anos, foi exibida a minissérie “Engraçadinha… Seus amores e seus pecados”, o primeiro papel da atriz Vanessa Lóes na televisão. Para comemorar o aniversário da obra que fascinou o público, a atriz conversou com o Vídeo Show e relembrou o trabalho que a fez despontar para o grande público.
“Foi um trabalho especial, meu primeiro na televisão com uma personagem completa. Estava fazendo oficina de atores e o meu teste foi visto pela Denise Saraceni. Eu ainda estava aprendendo a fazer. Foi uma surpresa porque eu não estava buscando um papel ainda. Já tinha feito teatro, mas TV é diferente. Aprendi muito ali. Sempre que eu podia, eu ficava no set, atrás da Denise, assistindo às cenas dos outros no monitor”, conta a atriz.
O elenco composto por atores experientes serviu de inspiração. “A Claudia Raia dava um show, e eu pensava: caramba, que bacana! Fiquei mais assustada porque queria fazer à altura. A pressão era mais minha do que do outro lado. Antes, eu só tinha feito participações, não uma personagem inteira. Eu contracenei mais com o Caio Junqueira. É uma pessoa por quem tenho um carinho e amizade grande. Nós temos uma lembrança muito gostosa dessa época”.
Afastada das novelas desde Malhação, quando interpretou a hippie Tizinha, na temporada de 2012, a atriz se dedica a trabalhos mais curtos para passar mais tempo com os filhos, Gael, de 8 anos, Cora, de 5, e Pilar, de um aninho.
“Pretendo voltar a fazer novela, gosto de fazer. Ainda não estou ansiosa para voltar porque com três filhos a demanda é maior. Estou feliz por estar presente na vida deles. É uma escolha que eu fiz. O meu filho mais velho, o Gael, se alfabetizou no ano passado. Essa fase de descobertas é muito importante, e estou feliz por estar mais presente na vida dele nesse momento", diz.
"A pequena também passa muito tempo em casa. Estou curtindo muito enquanto ela é um bebê, porque acho que é a última vez que vou acompanhar essa fase e quero aproveitar cada momento. Estou feliz com eles. Sei que vou voltar, mas não agora. Daqui a um ano talvez me sinta mais confortável. Hoje sou uma mãe gansa, com todos debaixo da asa”, complementa.
Feliz ao falar de suas maiores riquezas, Vanessa Lóes conta que não imaginava que poderia ser uma mãe tão protetora. “Nunca me imaginei assim! Não sabia nem se queria ter filho. Sempre fui muito independente, resolvida, e pensava que, se uma coisa não está funcionando, eu mudo de direção. Gosto dessa liberdade. E assim, conheci muitos lugares no mundo. Sempre prezei muito isso. Quando você tem filho, deixa de ser o personagem principal da sua vida. Então eu tinha dúvidas. Mas, com 34 anos, começou a me dar vontade. Eu estava bem com o Thiago, feliz, e achei que deveria ter sim. Tive o primeiro, o segundo, o terceiro… Mas agora acabou! Eu estou muito envolvida no ninho. É um amor tão grande que me transformou. Passei a enxergar coisas que eu não enxergava. Me sinto maior! Se eu pudesse, continuaria tendo filhos, mas essa não é a realidade do nosso país”, revela a atriz.
Apesar de cuidar pessoalmente da rotina dos pequenos, Vanessa recebe muita ajuda do marido, o ator Thiago Lacerda. “Thiago é um pai maravilhoso, participativo, mas trabalha muito. Quando ele está com a gente é superpaizão”.
Enquanto não chega a hora de voltar a atuar nas novelas, Vanessa cuida do novo negócio da família. Eles se tornaram sócios de uma academia de jiu-jitsu do irmão de Thiago na cidade de Itaipava. “A gente vai, treina e as crianças fazem aula. É uma diversão”, completa Vanessa.
Fonte: Gshow