Cinema

Filme Cuíca de Santo Amaro será exibido em Feira de Santana na próxima terça-feira

A previsão é que o filme seja exibido em universidades, centros de cultura e cinemas de 29 cidades do interior.

Acorda Cidade

O filme documentário de longa metragem Cuíca de Santo Amaro, poeta e trovador que inspirou personagens de Jorge Amado, será exibido em Feira de Santana, na próxima terça-feira (15), às 19h, no Centro Universitário de Cultura e Arte da Universidade Estadual de Feira (Uefs), com entrada franca, depois de percorrer festivais de cinema no Brasil e no exterior e estrear com sucesso de crítica no circuito comercial em Salvador.
 
A previsão é que o filme seja exibido em universidades, centros de cultura e cinemas de 29 cidades do interior. O programa inclui lançamento do DVD com cinco extras e material pedagógico e do livro ‘A Verve de Cuíca’, além de debate com os realizadores. O DVD será distribuído gratuitamente para escolas, universidades, instituições e grupos culturais locais.
 
Com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), o documentário de longa metragem já foi exibido até o momento no Recôncavo (Santo Amaro, Cachoeira, Santo Antônio de Jesus, Camaçari e Cruz das Almas), no sul e extremo-sul (Itabuna, Ilhéus, Mutuípe, Valença, Eunápolis e Santa Cruz de Cabrália), no sudoeste (Jequié e Vitória da Conquista) e na Chapada Diamantina (Rio de Contas, Lençóis e Itaberaba).
 
Com direção de Joel Almeida e Josias Pires, o filme sintetiza a pesquisa realizada a partir de relatos orais de 50 pessoas que tiveram algum tipo de contato com Cuíca e de cerca de 300 folhetos – os livrinhos de histórias, como foram chamados na sua época –, também traz imagens de arquivos de Salvador e do Recôncavo, além de utilizar recursos de animação, inspirados num encontro do escritor Orígenes Lessa com o trovador repórter, ocorrido no dia 10 de junho de 1955.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários