Feira de Santana
Cinema pela Verdade exibe filmes na Uefs com entrada franca
As exibições serão no auditório do módulo 4, campus universitário, com entrada franca.
Acorda Cidade
Nesta sexta-feira (24), será dada continuidade, na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), à Mostra Cinema pela Verdade, com os filmes Infância Clandestina, de Benjámin Avila (às 9h), e Marighella, de Isa Grinspum Ferraz (14h). As exibições serão no auditório do módulo 4, campus universitário, com entrada franca.
Depois da exibição, o filme Infância Clandestina terá como debatedores a professora doutora Ivone Maia de Mello e o professor mestre Diego Carvalho Corrêa, do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia da Uefs. O professor mestre Pedro Teixeira Diamantino, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas debate o filme Marighella, para o qual é esperada, ainda, a participação de um representante do Levante Popular da Juventude, de Feira de Santana.
A Mostra Cinema pela Verdade foi criada com o objetivo de promover exibições de filmes seguidas de debates sobre o período da Ditadura Civil-Militar e seus desdobramentos, bem como a relação com as ditaduras da América Latina. Em sua segunda edição (maio a agosto), a mostra é realizada em universidades de todos os estados brasileiros. Na Bahia, além de Feira de Santana, serão exibidos filmes em Salvador, Conceição do Coité e Queimadas.
Realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (Icem), em parceria com o Ministério da Justiça, o projeto foi contemplado pelo edital “Marcas da Memória”, da Comissão de Anistia, que visa a promoção de eventos e projetos com foco neste período da história brasileira. Na Uefs, o evento tem o apoio dos Colegiados de Psicologia e de Direito, do Projeto Sala de Cinema e do Coletivo Inovacine.
Para os interessados, serão disponibilizadas declarações de participação com carga-horária correspondente. As inscrições ocorrerão no dia do evento, mediante assinatura e preenchimento de dados da lista de presença. Uma pré-inscrição pode ser feita pelo e-mail [email protected]. No campo "Assunto", deve-se digitar "Inscrição Uefs"; no corpo da mensagem, informar o nome completo e telefone para contato.
Serviço:
Mostra Cinema pela Verdade
Data: 24 de maio de 2013
9h
Filme: Infância Clandestina
(Infancia Clandestina, Espanha/Argentina/Brasil, 2011, 112')
Direção: Benjamín Avila
Gênero: Drama
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse:
Argentina, 1979. Da mesma forma que seu pai (César Troncoso), sua mãe (Natalia Oreiro) e seu querido tio Beto (Ernesto Alterio), Juan (Teo Gutiérrez Romero) leva uma vida clandestina. Fora do berço familiar ele é conhecido por um outro nome, Ernesto, e precisa manter as aparências pelo bem da família, que luta contra a ditadura militar que governa o país. Tudo corre bem, até ele se apaixonar por Maria, uma colega de escola. Sonhando com voos mais altos ao seu lado, ele passa por cima das rígidas regras familiares para poder ficar mais tempo com ela.
14h
Filme: Marighella
(Brasil, 2011, 100')
Direção: Isa Grinspum Ferraz
Gênero: Documentário
Classificação indicativa: 10 anos
Sinopse:
História do líder comunista e parlamentar baiano, que foi vítima de prisões e torturas: Carlos Marighella. Com narração de Lázaro Ramos, o documentário retrata desde sua juventude na Bahia, seus anos de militância no PCB baiano e nacional, suas prisões na Era Vargas, sua atuação como deputado constituinte, até os violentos anos de repressão militar, quando ele se tornou o inimigo público número um da ditadura brasileira.
Inscrever-se
0 Comentários
mais recentes