Cinema

Cinema Brasileiro celebra 114 anos

Em sua história, o cinema brasileiro teve momentos de grande repercussão internacional, como na época do Cinema Novo

 

Acorda Cidade
 
Em 19 de junho de 1898, O italiano Afonso Segreto chegou ao Brasil com equipamentos de filmagem e registrou as primeiras imagens do Brasil em movimento. As tomadas das fortalezas e de navios de guerra na baía do Rio, feitas a bordo do navio francês Brésil, gravadas exatos 114 anos marcam o início das produções cinematográficas brasileiras, mesmo que de uma forma ainda embrionária. E nesta data, desde a década de 1970, é celebrado o Dia do Cinema Brasileiro.
 
Em sua história, o cinema brasileiro teve momentos de grande repercussão internacional, como na época do Cinema Novo, e momentos de estagnação criativa, que culminaram na quase 'morte' do cinema nacional na década de 1980. Apesar disso, nesse período, surgiu uma nova geração de cineastas que se destacaram como Sérgio Bianchi ('Mato eles?', 1982) e Hermano Penna ('Sargento Getúlio', 1983).
 
Em 1992, no governo de Itamar Franco, o Ministro da Cultura Antonio Houaiss criou a Secretaria para o Desenvolvimento do Audiovisual, que liberou recursos para produção de filmes através do Prêmio Resgate do Cinema Brasileiro. Isso ajudou no caminho para a retomada do Cinema nacional. As informações são do iBahia.
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários