Acorda Cidade
A organização do Festival de Cannes anunciou nesta sexta-feira (20) os vencedores do prêmio Cinéfondation, destinado a curtas-metragens realizados por estudantes de cinema em todo o mundo.
Neste ano, o primeiro lugar ficou com "Der brief", da diretora alemã Doroteya Droumeva. O curta acompanha a personagem Maja, que descobre que está grávida e escreve uma carta misteriosa.
O segundo lugar foi para o curta francês "Drari", de Kamal Lazraq, e o terceiro para "Ya-gan-bi-hang", do estudante sul-coreano Son Tae-gyum.
A brasileira Alice Furtado também estava na disputa, com o curta "Duelo antes da noite".
Criado em 1998, o prêmio Cinéfondation funciona como uma importante porta de entrada para novos cineastas em Cannes. É comum que vencedores de outros anos sejam selecionados mais tarde para integrar as competições principais de longas-metragens como a disputa pela Palma de Ouro e o prêmio Un Certain Regard.
Eduardo Valente e Antonio Campos estão entre os diretores brasileiros que já venceram o troféu Cinéfondation em edições anteriores. Radicado nos EUA, Campos participou da mostra Un Certain Regard neste ano como produtor do longa "Martha Marcy May Marlene". Já os brasileiros Marco Dutra e Juliana Rojas, que já haviam competido no Cinéfondation, voltaram este ano com o longa "Trabalhar cansa", também exibido na seleção Un Certain Regard. As informações são do G1