Acorda Cidade
Para quem pensa que o 04 de maio é apenas uma data comum no calendário, ledo engano. Os fãs da saga Star Wars celebram o dia como uma espécie de feriado “não oficial”, com comemorações e festividades.
O “Dia de Star Wars” foi escolhido por causa da mais famosa citação da franquia, que se repete em vários filmes: “Que a força esteja com você!”. Em inglês, idioma original dos filmes, a frase é traduzida da seguinte maneira: “May the Force be with you!”. Por isso, é muito comum que os fãs da série façam um trocadilho, dizendo “May the Fourth be with you!", ou seja, “Que o 04 de maio esteja com você!”.
Devido à pandemia da Covid-19 muitas dessas celebrações estão acontecendo em formato virtual.
O coordenador de Marketing do Colégio Marista Glória, localizado na Zona Central de São Paulo (SP), Fábio Silvestrini, acompanha a saga e outras trilogias de tal forma, que fundou um portal dedicado a games, cinema, tecnologia e cultura pop.
De acordo com Silvestrini, a primeira celebração do Dia de Star Wars ocorreu em 2011, em Toronto, no Canadá. Ele explica que a ideia de ter uma data para comemorativa da saga não foi de George Lucas ou da produtora dos filmes. “Os fãs do mundo todo a adotaram e a Lucasfilm passou a usá-la como uma celebração anual”, revela.
Em 2008, surgiram os primeiros grupos no Facebook em que a frase “May the Fourth Be with You!” passou a ser usada para celebrar o Dia de Luke Skywalker, o protagonista da trilogia original da série. Em seguida, a ideia começou a ganhar força entre os universitários até o 04 de maio, como Dia de Star Wars, ser concebido.
“A frase que deu origem à data certamente é mais famosa da saga e uma das mais conhecidas da história do cinema”, afirma o coordenador de Marketing. “Ela foi dita pela primeira vez pelo mestre Jedi Obi Wan Kenobi para Luke Skywalker, no Episódio IV: Uma Nova Esperança”, frisa, em detalhes, como todo grande fã.
Silvestrini ainda explica que apesar da passagem do tempo (o primeiro filme foi lançado em 1977) a geração atual acompanha e conhece as histórias da saga.
“Tenho contato com estudantes de várias gerações. Percebo que eles acompanham todos os episódios e são mais simpáticos aos personagens mais antigos, que são muito carismáticos, como a Princesa Leia, Han Solo, Luke Skywalker, Chewbacca, Darth Vader, e tantos outros”.
Recentemente, com o sucesso da série The Mandalorian, a saga ganhou ainda mais jovens seguidores, principalmente com o fenômeno “Baby Yoda”.