Nesta quarta-feira, dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a banda Vovó do Mangue lançará o clipe de sua mais nova música, “Inatural”. A canção aborda um dos temas mais debatidos atualmente no mundo: a degradação ambiental e os impactos das mudanças climáticas sobre o planeta e sua população.
“‘Inatural’ não apenas sensibiliza, mas também faz um apelo enfático para que todos desenvolvam uma consciência ambiental madura e responsável”. disse Luiz Carlos Brasileiro, baterista da banda.
Mais do que uma simples mensagem sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente, “Inatural” explora o evidente contexto de sofrimento da população mais pobre com as mudanças climáticas, fazendo um claro apelo para o amadurecimento da consciência ambiental por todos.
O clipe se passa no mangue e na mata, em Maragogipe, mas aborda o meio ambiente num contexto geral. A cidade, com sua rica tradição cultural e forte ligação com o ambiente natural, é o cenário perfeito para esta iniciativa.
A Banda
A banda mantém seu estilo eclético e faz uma fusão entre elementos da música erudita com o regionalismo brasileiro, preservando sua linha de rock alternativo. Formada em 1993 na cidade de Maragogipe-BA, a Vovó do Mangue, ao longo de sua carreira, se notabilizou como uma das bandas alternativas mais importantes do Recôncavo Baiano, mesclando rock, jazz, blues, erudito e música regional.
O movimento cultural gerado em torno da banda incentivou, em 1997, a criação da Fundação Vovó do Mangue, uma instituição com reconhecimento internacional que atua em diversos municípios baianos nas áreas de preservação ambiental, educação, cultura e desenvolvimento social. Com “Inatural”, a banda aborda temas centrais ao trabalho da Fundação Vovó do Mangue.
“A música não se limita a um chamado genérico para cuidar do meio ambiente, mas aprofunda-se no sofrimento das populações mais vulneráveis, que são as mais afetadas pelas mudanças climáticas”. – Francisco Alecy, baixista
Dia do Meio Ambiente:
O Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia da Ecologia são comemorados anualmente em 5 de junho e têm como objetivo promover as mais diversas atividades de proteção, conscientização e preservação do meio ambiente, chamando atenção sobre os vários problemas ambientais que o planeta Terra enfrenta ou enfrentará.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram