Empregos

Veja quatro orientações para conquistar aumento salarial

A solicitação de aumento pode ser obtida, desde que se estabeleça uma estratégia prévia

Todos os profissionais almejam um melhor salário, porém, em momento de crise essa expectativa se reduz, sendo considerado muito difícil atingir esse objetivo, mas não impossível. Segundo o diretor executivo da Bazz Estratégia em RH, Celso Bazzola, a solicitação de aumento pode ser obtida, desde que se estabeleça uma estratégia prévia.

“O profissional deve ter em mente que a conquista deve estar ligada aos resultados obtidos. Respeitando a política salarial e o momento da empresa. Ter a sensibilidade para requerer este reajuste e saber o melhor momento torna-se fundamental, assim, se deve criar um ambiente no qual se estabelece a política do ganha a ganha”, explica Bazzola.

Segundo o diretor da Bazz, dentre as ações que podem aumentar as chances de um aumento estão o desenvolvimento e formação, tempo de trabalho, desempenho e avaliação pelo resultado. Para facilitar o processo de obtenção de aumento, Celso Bazzola preparou um material com os principais caminhos para ter sucesso no pedido de aumento:

Hora certa

Normalmente as empresas têm suas políticas de remuneração e carreira, assim, em vez de pensar no melhor momento, se deve pensar que cada ação e resultado pode proporcionar uma proximidade maior do momento de conquista de aumento. O profissional deve se mostrar preparado para os desafios, técnica e comportamentalmente, se mostrando apto às oportunidades. Geralmente, o crescimento da empresa e da confiança no trabalho do colaborador proporciona o melhor momento para o pedido. E como dito, sempre respeitando e conhecendo as políticas da empresa que nortearão esse pedido.

Como lidar com o superior

Sempre uma conversa sobre reajustes salariais deve ser realizada em momentos oportunos, com locais adequados e de preferência de maneira bem amigável. O debate deve ser de forma transparente, onde as partes expõem sua visão e necessidades garantindo a possibilidade do feedback para se chegar a um consenso seja lá qual for.

Pontos importante é ter clareza nos objetivos, sem deixar de ser flexível. Também é fundamental a confiança, tanto na hora de pedir, tanto na relação com o superior, independente do resultado do pedido, passe uma imagem profissional. Lembrando que os valores devem seguir os padrões do mercado.

Lidando com promessas

Muitas vezes o resultado da conversa serão promessas, mas como fazer com que essas sejam respeitadas? É importante cumprir promessas profissionais, porém, é necessário levar em conta o momento da empresa. O que pode parecer fácil hoje, amanhã pode se tornar impossível. Portanto, faça a sua parte no sentido de resultados, desempenhos, posturas e se atente a prazos e ao que foi prometido.

Ponto importante é documentar o que foi acordado, o que facilmente pode ser feito por meio de e-mail, com o detalhamento do proposto, pois será um documento assegurando o acordo da negociação. Caso as promessas não sejam respeitadas é importante a realização de uma conversa mais franca, analisando os motivos. Se houver persistência no ato de não cumprimento, se deve avaliar uma possível mudança de rumo profissional. Cuidado para não se utilizar dessas informações como forma de pressão e nunca tenha esse acordo como algo garantido, devendo ser uma forma de lembrar do combinado, como uma ata sobre o tema.

Desculpas e ameaças

A crise não é motivo para voltar atrás no combinado, todavia pode ser uma razão para repensar as bases negociadas. Nos períodos de dificuldades, a flexibilidade é parte fundamental da habilidade profissional. Se a empresa está em dificuldade se deve repensar reajustes salariais e o profissional deve estar pronto e aberto para novos posicionamentos.

Em relação a negociação, sempre sugiro uma ação mais transparente e argumentativa dos motivos que levam ao pedido. Ameaçar a empresa na tentativa de sucesso no reajuste salarial é demonstrar que seus objetivos pessoais estão acima de suas responsabilidades. O caminho mais adequado sempre é a negociação entre as partes.

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