Acorda Cidade
A edição do Startup On, promovido pela Associação Brasileira de Startups e pelo Sebrae reuniu um público engajado na última sexta feira (07), no auditório do Hotel Ibis em Feira de Santana. O evento, que aconteceu pela primeira vez na cidade, foi dedicado a quem tem um pequeno negócio, ou ainda está na fase da ideia, oportunizando networking e o fortalecimento da comunidade de startups.
Integrado à programação da 6ª edição da Semana de Inovação de Feira de Santana, que aconteceu de 5 a 7 de junho, o Startup On promoveu discussões sobre o ecossistema de startups, muito conhecimento com palestras, além de momentos de mentoria com alguns dos palestrantes. De acordo com da Associação Brasileira de Startups – ABS, a proposta do Startup On é difundir os conhecimentos que se concentram nos grandes polos tecnológicos sobre as startups para outros estados.
Segundo Marco Bissi, que atua como head de sucesso de cliente da ABS, para que a startup consiga se desenvolver, seja no interior, seja na capital, é preciso estar cercada por um ecossistema que respira inovação e empreendedorismo como um todo. “É preciso haver atores que ajudem em todo esse processo, para criar uma cultura e um mindset de empreendedorismo na cidade e buscar clientes e grandes empresas que vão acreditar nessas startups para fazer negócio. É também necessário ter universidades e cursos que criem talentos para as startups”, explica.
Entre os maiores desafios para uma startup alcançar o sucesso, Marco destaca a importância da gestão e da fidelização dos clientes. “É preciso trabalhar muito o amadurecimento da gestão antes de pensar em escalar o produto. Já para quem tem um negócio encaminhado, nos últimos anos, o poder de decisão passou das empresas para os clientes. Por isso, é importante trabalhar o poder de retenção, engajamento e fidelização dos seus clientes”, afirma.
Já para Jhenyffer Coutinho, head de gente e gestão da ABS, o segredo para o sucesso das startups está nas pessoas. “Por trás de toda tecnologia e de todos os códigos e aplicativos, existem pessoas. Um trabalho importante realizado pelas startups é a motivação das pessoas dentro do trabalho, pois tem sido um grande desafio captar e reter um grande talento nas empresas, por isso é preciso ter um olhar voltado para as pessoas”, comenta.
Ainda de acordo com Jhenyffer, neste mercado em geral, a motivação financeira é o terceiro quesito exigido pelos profissionais. “Em primeiro lugar, está o propósito, ele tem que acreditar naquilo que ele está fazendo, no que a empresa está entregando, em segundo lugar está a autonomia e em seguida uma motivação financeira”, ressalta.
André Fernandes, engenheiro ambiental e especialista em desenvolvimento humano, aproveitou o Startup On para trocar experiências e para atualizar os conhecimentos. “Existe um movimento global muito forte para as startups e para o mundo digital. Quem não estiver conectado a isso vai estar fora do mercado em breve. Participar e estar envolvido neste tipo de evento é uma ótima oportunidade para se atualizar e estar inserido neste contexto”, avalia.
Cases de sucesso
Durante a programação da manhã, foram apresentados painéis com cases de sucesso de startups locais e de outros estados, que além de explicar o funcionamento do modelo de negócio, mostraram metodologias utilizadas por elas para se desenvolver, como a cultura e a gestão de pessoas e dicas de captação de recursos. Na parte da tarde, o painel do Santana Valley mostrou o que vem sendo desenvolvido em Feira de Santana, com as startups e como esta comunidade está se organizando.
Para a analista do Sebrae em Feira de Santana, Ellen Monteiro, trazer o Startup On para a cidade foi importante para o fortalecimento e expansão da cultura de inovação na região. “A ideia de aliar a realização deste evento na semana de inovação é de promover o avanço da cultura das startups, além de mostrar que a cidade produz tecnologia, fortalecendo o nosso ecossistema”, afirma.