Acorda Cidade
Quem nunca sonhou em ter seu próprio negócio? Muitas pessoas têm vontade de empreender e se aventuram no caminho do empreendedorismo. Abrir um negócio é lidar com incertezas. E sem conhecimento, o medo pode tomar conta e paralisar. Para iniciar o próprio negócio, é necessário ter um comportamento empreendedor, mas é fundamental também buscar conhecimento.
Para a gerente adjunta da Unidade Regional Salvador, Mariana Cruz, não basta ter uma boa ideia para montar um empreendimento, é preciso calcular os riscos, planejar ações, estabelecer metas e mensurar resultados. Ela enumerou 12 passos para empreender e alcançar o sucesso desejado. Confira as dicas que podem ser úteis na profissionalização do seu negócio.
1) Desenvolva a capacidade de inovação, adotando um estilo criativo, mas mantendo o foco no negócio.
2) Seja um líder, trabalhando com dinâmica e proatividade.
3) Atualize-se no mercado, pesquise e busque informações sobre o universo da sua atividade, seus concorrentes, públicos, fornecedores e esteja atento às oportunidades e demandas do setor.
4) Dedique-se à atividade, estando aberto ao conhecimento. Portanto, capacite-se sempre para melhorar o processo da empresa.
5) Faça bons contatos de relacionamento, para que sua marca seja reconhecida e lembrada.
6) Adquira conhecimento técnico da atividade, componente essencial para identificar e resolver problemas e alcançar o sucesso do negócio.
7) Mantenha a autoconfiança para a tomada de decisões adequadas.
8) Esteja aberto a críticas. Procure sempre escutar, no sentido de lapidar seu campo de ação e manter o clima de motivação.
9) Assuma riscos calculados e saia da zona de conforto, encontrando novas oportunidades.
10) Procure garantir a satisfação do cliente, cumprindo prazos, respeitando a entrega de produtos, serviços e projetos, mantendo um relacionamento transparente e saudável.
11) Gerencie sua rotina de trabalho com sabedoria, estabelecendo prioridades de atendimento às demandas.
12) Planeje, estabeleça metas e organize suas tarefas, procedimentos vitais para a sustentabilidade do negócio.