Mundo do Trabalho

Saiba o que você precisa para ser um bombeiro

Para atuar na profissão, são necessários alguns pré-requisitos.

Acorda Cidade

Trabalhar com resgates de vítimas no trânsito, afogamentos, incêndios e outras ocorrências ligadas ao salvamento de pessoas pode ser uma tarefa muito árdua e perigosa. Em contrapartida, pode ser uma gratificação para aqueles que se entendem com o propósito de ajudar o próximo e de colaborar para salvar vidas. Para atuar na profissão, no entanto, são necessários alguns pré-requisitos.

Em todos os casos, é exigido ter pelo menos Ensino Médio completo. Para ser bombeiro militar, é necessário passar em um concurso público. Um dos editais publicados este ano foi o do Concurso Bombeiro MG, com salários de até R$ 4098. Os processos seletivos são realizados pelos estados e o Distrito Federal, e geralmente têm quatro fases.

Na primeira, o candidato é submetido a uma prova objetiva de múltipla escolha com conhecimentos gerais e específicos, para depois passar pelo teste de aptidão física. O teste físico é uma etapa muito importante dos certames, já que avalia a capacidade do candidato de realizar algumas atividades do dia a dia de um bombeiro, como corrida e natação. Após essas etapas, o candidato passa pela sindicância da vida pregressa e investigação social. Na carreira militar, o indivíduo não pode ter envolvimento com nenhum crime ou contravenção penal.

E não para por aí. O candidato ainda é obrigado a fazer uma bateria de exames para saber sua atual situação de saúde física e mental. Depois de aprovado, o concursado passa por um curso de formação de dois anos, período durante o qual ele também recebe uma remuneração com base na Lei de Remuneração do Corpo de Bombeiros Militar do estado. Mas essa não é a única forma de ser um bombeiro.

Quem deseja ingressar na profissão também pode ser um bombeiro civil. Os brigadistas, como são chamados, podem trabalhar em conjunto com o órgão militar ou prestar serviços particulares para empresas e outros órgãos na prevenção de incêndios e na função de salva-vidas. Essa função é muito importante para o bem-estar geral da população e exige apenas um curso preparatório de bombeiro civil.

Independentemente de ser um bombeiro civil ou militar, saiba que essa profissão é muito nobre. A carga horária de trabalho, no entanto, costuma ser extensa – 24 horas seguidas de trabalho e folga nas 48 horas seguintes. A carreira, contudo, é respeitada e é motivo de orgulho para muitos profissionais, que cotidianamente previnem acidentes e salvam vidas nas cidades.
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários