Dicas

Programas de fidelidade aproximam empresas e clientes

Em tempos de crise economia e cupons de descontos atraem mais os consumidores

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Os cartões fidelidade ganham cada vez mais a atenção dos lojistas e consumidores, pois além de apresentar vantagens para ambos os lados consegue manter a conexão entre clientes e empresas. Em meio a crise econômica as empresas buscam chamar a atenção dos clientes de forma diferenciada e os programas de fidelidade oferecem descontos, troca de pontos por produtos, entre outras opções que podem fazer a diferença na escolha do consumidor.

Quando um cliente desenvolve uma conexão com a marca, ele vai falar bem nas redes sociais, vai indicar para familiares e amigos e vai comprar outras vezes. Os consumidores pesquisam bastante antes de comprar e a opinião de outras pessoas às vezes é a melhor campanha publicitária da marca. Muitas lojas vendem o mesmo produto pelo mesmo preço, então o consumidor precisa encontrar um motivo para decidir entre elas e as vantagens de um programa de fidelidade podem contar muito nesse momento.

Dicas para os consumidores

O consumidor só tem a ganhar quando desfruta de forma consciente dos programas de fidelidade, afinal comprar e ainda ganhar prêmios atrai qualquer um. Nesse momento muitas pessoas acabam comprando mais do que podem pagar apenas para entrarem nos programas de fidelidade e esse é um dos erros mais comuns. Programe-se e tenha certeza de que será vantajoso para você. Outro ponto importante é prestar atenção no prazo de cada campanha, pois muitas pessoas perdem pontos porque expiraram. Uma dica é calcular mais ou menos a projeção dos seus gastos e pensar em quanto tempo você atingirá determinada pontuação e o que poderá fazer com ela.

Atenção: antes de aderir a uma campanha, verifique se não existe uma tarifa mensal, anual ou qualquer taxa a mais que você deverá pagar. Nesses casos vale refletir se o programa será realmente vantajoso para você.

Dicas para as empresas

Antes de começar um programa de fidelidade é preciso pensar em uma estratégia que traga facilidade para o cliente, como será rentável para a empresa e a forma de gestão da campanha. Em restaurantes os cartões que premiam após um número de visitas funcionam muito bem, em mercados um cartão fidelidade bem elaborado como os crachás dos funcionários ou até mesmo o cadastro de CPF, por exemplo, para somar pontos funcionam muito bem. As empresas que produzem crachás em PVC costumam elaborar esse tipo de cartão fidelidade e deixar com a personalidade do estabelecimento. Outra preocupação é a tecnologia usada no gerenciamento do programa, ela precisa ser eficaz para aguentar o período de grande fluxo.

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