Acorda Cidade
O comércio virtual tem encontrado um amplo espaço de crescimento nos últimos anos, e essa tendência se tornou ainda mais presente após o início da pandemia do Coronavírus, que se espalhou pelo mundo no primeiro trimestre de 2020. De lá para cá, as compras online passaram a fazer parte do dia a dia de muitos brasileiros – inclusive aqueles que, antes disso, pouco ou sequer consideravam a aquisição de itens pela internet.
Com o fechamento das lojas físicas durante várias semanas em praticamente todo o país, o consumidor precisou realizar suas compras no ambiente virtual. De produtos alimentícios a roupas, de móveis a brinquedos, de calçados a bebidas: em poucos cliques, o comprador tem praticamente tudo à sua disposição. Dados divulgados pelo Mastercard SpendingPulse, índice que analisa as vendas por volume em todas as categorias de pagamento, demonstraram que o comércio digital apresentou crescimento de 75% em vendas no último mês de maio, e que o principal fator foi, justamente, a nova rotina resultante da pandemia.
Se você está pensando em aproveitar este cenário e a mudança definitiva de comportamento do consumidor para colocar em prática o sonho de ter o próprio negócio online, confira quais são as categorias que mais estão faturando neste momento!
Acessórios
Os acessórios estão sempre em alta, e isso não mudou com a pandemia – muito pelo contrário! Apostar nas lojas de semijoias e revender os produtos, por exemplo, é um negócio que exige baixo investimento inicial e tende a render excelentes lucros. É possível começar vendendo nas redes sociais, fazendo um perfil personalizado e caprichado, e em seguida criar uma loja em marketplaces especializados no nicho, o que facilita a operação até que o empreendedor tenha fôlego para criar seu próprio e-commerce.
Pet
Outro nicho que sempre apresenta excelente faturamento anual, o segmento pet conquista clientes com a criatividade. Móveis para pets, arranhadores para gatos, roupinhas, acessórios, e até mesmo alimentação natural para animais são possibilidades para quem quer investir no ramo. Oferecer itens personalizados, com a estampa escolhida pelo cliente, ou por encomenda, também é uma excelente possibilidade para alcançar os compradores.
Marmitas congeladas
O impacto da pandemia na rotina, fazendo com que as pessoas permaneçam a maior parte do tempo em casa, nem sempre significa mais tempo livre – às vezes, ocorre exatamente o contrário. Com as crianças em casa, home office, e toda a mudança que vem acontecendo, o tempo disponível para preparar uma alimentação saudável e balanceada pode até ser menor do que era antes. Com isso, o segmento de marmitas congeladas cresce e desponta com uma ótima alternativa de negócio online. É possível explorar os nichos mais específicos, como alimentação vegetariana ou vegana, sem lactose ou mesmo cardápios fit.
Equipamentos e acessórios para celular
Com a pandemia, as pessoas passaram a ter o celular como principal meio de contato com familiares, amigos, com os estudos e até mesmo com clientes e equipe de trabalho. Reuniões, lives, festas, happy hours, aulas, ligações de vídeo: com tantas atividades centradas agora nos smartphones, cresceu também a necessidade de acessórios e equipamentos que antes eram menos procurados. Cabos, adaptadores, tripés, suportes, capas especiais, iluminação, microfones, fones… Há uma infinidade de produtos disponíveis para quem deseja investir neste ramo.
Cosméticos e perfumaria
O segmento de cosméticos e perfumaria também sempre fatura alto. Nos últimos meses, esse setor viu crescer também a busca por produtos especiais e personalizados, como itens artesanais, feitos à mão, e por opções eco-friendly, que não são testadas em animais e nem agridem o meio ambiente, competindo diretamente com marcas conhecidas e já consagradas no mercado. Invista!
Uma última e importante dica: antes de abrir seu negócio online, leia bastante sobre o nicho em que pretende atuar, estude o que os seus futuros concorrentes estão vendendo e fazendo, e sempre fique de olho nas novidades. Entender como o mercado tem funcionado neste momento é primordial para começar bem seu novo negócio!