Feira de Santana

Dia do Eletricista: tecnologia impulsiona novas oportunidades na indústria

De acordo com o professor, além das oportunidades na indústria, muitos alunos buscam o curso com o pensamento de empreender.

Dia do Eletricista senai1
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Nesta quinta-feira (17) é comemorado o Dia do Eletricista, profissão responsável pela instalação, manutenção e segurança das redes elétricas em empresas, residências e espaços públicos. Adjalbas Santos, professor do Senai, falou ao Acorda Cidade sobre essas mudanças e as oportunidades no mercado de trabalho.

“O curso hoje frisa algumas partes de automação, onde vai trabalhar com acionamentos de circuitos, com programadores lógicos, inversores de sistema, vários maquinários novos e adequados a indústria”, disse. Segundo ele, o ramo de eletricista industrial está em grande crescimento com muitas oportunidades para os profissionais.

Dia do Eletricista senai
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Os alunos tomam curso de eletricista industrial, é um ramo gigantesco para as indústrias, e eles vão poder exercer as atividades de motores elétricos, comandos elétricos entre outros. Eles já saem daqui preparados para exercer essa função. O mercado tem aberto um leque grande para trabalhar nas indústrias de Feira de Santana, Alagoinhas, Camaçari, entre outras cidades da Bahia”, afirmou.

De acordo com o professor, além das oportunidades na indústria, muitos alunos buscam o curso com o pensamento de empreender. “Se eles não quiserem ir para a indústria, eles podem empreender no mercado, trabalhar em casa com prestação de serviço, entre outras possibilidades. Então a procura é grande de alunos que querem se qualificar com o objetivo de virar dono do próprio negócio”.

O professor Adjalbas Santos disse ao Acorda Cidade também, que os cursos de eletrotécnica, eletricista industrial e eletromecânica são bem procurados no Senai e destacou que a maioria dos alunos já sai empregado.

“Hoje estamos com uma turma onde a maioria é maior de 25 anos, vários jovens que querem ter uma profissão. Muitos já vêm de outras formações e estão se adequando a área mais cobrada na indústria, que é o curso de eletrotécnica”, afirmou.

O curso tem duração de três meses e os alunos já saem certificados e habilitados. Além disso, o Senai tem uma parceria com o IEL, que oferece suporte para facilitar a empregabilidade dos alunos.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários