Natal

Intermediação de empregos temporários deve aumentar 20% neste ano

De acordo com informações do Serviço de Intermediação de Mão de Obra, cerca de 3500 mil novas vagas de empregos devem ser preenchidas em Salvador até janeiro de 2011. Com o comércio aquecido, a busca pela mão de obra aumenta.

Acorda Cidade

Cerca de 175 mil vagas temporárias serão preenchidas durante o Natal desse ano nos shopping centers de todo o país. A previsão foi feita pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), que reúne 200, dos 401, centros de compra do Brasil. No ano passado, 125 mil novos empregos temporários foram criados, sendo que aproximadamente 31 mil pessoas foram efetivadas. 

As vagas para empregos temporários de Natal, fim de ano e verão, têm vínculo direto com o comércio varejista. Segundo o professor e consultor Carlos Prates, é fundamental que o candidato se identifique com as atividades de atendimento ao cliente, vendas, caixa, estoquistas, entre outras. E para estar dentro da porcentagem das novas chances de efetivação é preciso ficar de olho bem aberto.

“É importante que o candidato se prepare para a seleção e não fique acreditando que é fácil e que pode fazer a entrevista de qualquer jeito. Conheça o que a empresa produz e ou comercializa;os seus principais clientes e de que maneira ele poderá agregar valor”, explica. Segundo ele, a pesquisa pode ser feita através da Internet, catálogo telefônico e até mesmo visitando a empresa, como se fosse um cliente. Exceto, apenas em alguns casos, quando o candidato fica sabendo da empresa contratante, quando é convidado para o processo seletivo.

O candidato deve se lembrar que o comércio varejista é o maior empregador do País e, através dele, é possível conquistar o primeiro emprego efetivo. “Caso ele demonstre que possui talento, vontade e persistência, tenderá a ser contratado naquela empresa ou conseguirá indicações para trabalhar em outra”, diz Prates. E a dica mais importante: nada de se acomodar após o período de profissional temporário. Fazer “corpo mole” depois de ser efetivado, após tanto tempo de dedicação intensa, pode ser muito prejudicial. 

Oportunidades – Com o comércio aquecido, a busca pela mão de obra aumenta, mas será que a seleção e as chances de contratação são as mesmas que em outra época do ano? Segundo Carlos Prates, as entrevistas para empregos temporários tendem a ser menos exigentes e quando há muitas ofertas de vagas, o candidato pode ser selecionado, mesmo sem experiência. “Isso também pode ocorrer quando os entrevistadores percebem um talento especial no candidato. Entretanto, o aspecto mais relevante é o que o candidato fará durante o seu trabalho temporário. Ele será observado pelos gestores e demais colegas”, completa.

Mesmo para vagas temporárias, o interessado deve atentar para os erros que não deve cometer. A começar pela foto do curriculo. Ela deve ser bem feita e expressar quem é você. Quando o assunto é pretensão salarial, só coloque quando for solicitada pela agência de empregos ou durante a entrevista. O candidato também deve deixar suas ideologias políticas e religiosas passar longe do curriculo.  

Dica do especialista – Trabalhador temporário também tem seus direitos garantidos por lei. O contrato deve ser registrado em carteira, e além do salário, o funcionário tem os mesmos direitos de um trabalhador efetivo da empresa como férias proporcionais, 13° proporcional, horas extras, INSS e Fundo de Garantia. Só não tem direito a aviso prévio e a multa de 40%.

Os interessados em vagas temporárias podem acessar o site da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem): www.asserttem.com.br. Clique na opção “cadastre seu currículo”, depois em “acesse as empresas associadas”. Selecione o estado de interesse. Lá estão disponibilizadas as empresas associadas à Asserttem, que estão com vagas temporárias.

“O perfil de um temporário não difere das outras oportunidades de emprego – dinamismo, criatividade, entusiasmo, gostar de pessoas e naturalmente, saber se relacionar, trabalhar em equipe e uma boa comunicação. Vá em frente e sucesso!”, enfatiza Carlos Prates. (As informações são do iBahia). 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários