Iniciadas aulas de cursos profissionalizantes

Qualificação porfissional

São ofertados por parceria firmada entre o Município e o Senai

Os cursos de qualificação básica, oferecidos pela Casa do Trabalhador, estão beneficiando 150 pessoas que estão fora do mercado de trabalho. As aulas, iniciadas na manhã de segunda-feira (8), são de Auxiliar de Instalação Predial, de Segurança do Trabalho e de Almoxarife. Todos os cursos possuem caráter profissionalizante.

As aulas de Auxiliar de Instalação Predial estão sendo ministradas pela manhã na Associação Comunitária do Bairro Capuchinhos. As de Segurança do Trabalho acontecem no mesmo local, porém no turno vespertino. O curso de Almoxarife acontece a tarde, no Centro Municipal de Formação Profissional Juiz Walter Ribeiro Junior, localizado no bairro Aviário. Cada turma é formada por 50 alunos. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Justiniano França, os cursos são ofertados de acordo com a necessidade do mercado. “Existem vagas de trabalho nas áreas citadas, mas algumas pessoas não têm qualificação para concorrer a estas vagas, por isso escolhemos estas três profissões para oferecer aulas a população”, diz.

Luciano Silva do Rosário, que está desempregado há três meses e agora é aluno da turma de Instalação Predial, considera que o curso é muito importante por trazer qualidade ao currículo. “A área que optei está em expansão. O curso vai me qualificar para concorrer as vagas de trabalho que surgirem”, ressalta.

Desempregada há dez meses, Nilzete dos Santos Salomão, que já possui a profissão de secretaria, diz que é necessário saber um pouco de cada profissão. “Tive interesse pelo curso de Instalação Predial para poder conhecer mais uma profissão. Desta maneira, terei mais condições de encontrar um emprego”, relata.

Para acompanhar as aulas, os alunos recebem módulos contendo as disciplinas que serão estudadas. Os cursos têm duração de 240 horas e são ofertados por uma parceria firmada entre o Governo Municipal e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As informações são da Secom.

Associação abre 2.900 vagas para cursos gratuitos em Salvador
 

Estão abertas as inscrições para 2.900 vagas para cursos gratuitos, sendo duas mil para trabalhar em postos de gasolina e as demais para pedreiro, azulejista, eletricista, encanador, carpinteiro, armador e almoxarife. Os cursos são realizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em parceria com a Associação de Apoio Comunitário à Educação, à Cultura e à Cidadania (Acafag). As oportunidades para trabalhar na área de construção civil estão disponíveis até 19 de março. Para quem pretende atuar em postos de gasolina, o cadastros é aceito até dia 26. É necessário levar RG, comprovante de residência e bolsa família, este último apenas para os interessados nos cursos para construção civil.

A inscrição deve ser feita na sede da Acafag, que fica na Estrada do Coqueiro Grande, Cajazeiras. Mais informações nos telefones (71) 3305-0935/ 3253-1807.

Informações do A Tarde
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários