Acorda Cidade
Em crescimento no mundo todo há alguns anos, a modalidade home office, que permite o trabalho remoto em casa, ganhou expressiva projeção desde o início da pandemia do coronavírus. Com a necessidade de evitar aglomerações e reduzir o contato físicos entre os indivíduos para conter o avanço do vírus, milhares de empresas do mundo todo mandaram seus funcionários para casa, de onde eles seguem trabalhando normalmente, mas com mais segurança.
Se para uma parcela dos trabalhadores de diversos segmentos o home office já é um realidade, mesmo que parcialmente, para outra é uma novidade. Em ambos os casos, é preciso tomar uma série de cuidados ergonômicos para evitar que a coluna seja prejudicada – afinal, são diversas horas por dia em frente ao computador.
Cuidando da saúde da coluna no home office
À primeira vista, pode parecer simples organizar o seu canto do home office: basta pegar uma cadeira qualquer, achar um espaço vazio em uma superfície que comporte o computador, e pronto, certo? A resposta é: não! Porém, nem todo mundo tem à sua disposição uma confortável cadeira de escritório e uma mesa espaçosa na altura ideal para o uso do computador. O que fazer então?
Assim como a ergonomia na empresa é indispensável para preservar a saúde física dos funcionários, ela não pode e nem deve ser deixada de lado no trabalho em casa. Como o colaborador permanece muitas horas sentado na mesma posição, a escolha da cadeira ou da mesa incorretas pode ocasionar problemas – lombalgia, tensão muscular e torcicolos são mais comuns do que se imagina nesses casos. Portanto, é preciso adaptar o seu novo “escritório” e preservar a saúde da sua coluna.
– Escolha sempre uma cadeira com encosto e mantenha a coluna alinhada e ereta durante o uso do computador.
– A cada duas horas (no máximo três) trabalhadas, levante-se para caminhar pela casa por alguns minutos e alongue pernas, braços, pescoço e mãos.
– A tela do computador / notebook deve ficar na altura dos olhos, evitando que seja necessário projetar o pescoço. Caso seja necessário, adquira (ou improvise) um suporte para ajustar a altura do notebook, e utilize mouse e teclado para mais conforto durante a digitação.
– Os joelhos devem permanecer em um ângulo de 90 graus, com os pés bem apoiados no chão ou em uma superfície de apoio.
– Observe se, durante o dia, você tende a inclinar o pescoço em direção ao peito. Evite essa postura, pois ela sobrecarrega a coluna e causa tensões musculares.
– Não trabalhe na cama ou no sofá. Apesar de parecer tentador, na realidade esse hábito sobrecarrega a coluna e a região lombar – além de ser muito difícil manter uma boa postura sem sentir nenhum incômodo.
A má postura durante as horas de trabalho pode causar problemas que vão além das já bastante incômodas tensões musculares ou mesmo a lombalgia (dor nas costas): com o passar do tempo, podem surgir alterações estruturais na coluna, como escoliose e hiperlordose.