Mercado de trabalho

Fluência em inglês ainda é barreira para muitos profissionais brasileiros

Conheça outras habilidades e competências que aumentam a empregabilidade. Mais de 80% das entrevistas em língua estrangeira são feitas em inglês

Acorda Cidade

A fluência na língua inglesa está entre as habilidades e competências de um profissional qualificado e completo para o mercado, mas ela ainda é um grande problema para quem está à procura de um emprego e também para os profissionais mais experientes.

Uma pesquisa revelou que a diferença salarial para quem tem inglês pode chegar a quase 64% para um cargo de supervisão, por exemplo. que no Brasil, apenas 8% da classe A/B falam inglês fluentemente. Esses números poderiam ser bem melhores se o inglês fizesse parte da nossa vida, por exemplo, ainda na infância.  

Nunca é cedo demais para aprender outro idioma. Em uma escola de Florianópolis, crianças de seis anos são estimuladas a falar outra língua na sala de aulaÉ fácil e divertido porque os pequenos aprendem brincando.

Enquanto preparam uma receita, por exemplo, eles vão descobrindo os nomes dos ingredientes em inglês. os adolescentes, além das aulas regulares, cursam o high school, que equivale ao ensino médio nos Estados Unidos. “Na prática é como se o aluno cursasse duas escolas ao mesmo tempo. Ao final da graduação, ele recebe dois diplomas: um brasileiro e um americano”, explica Evelyn da Rocha, coordenadora pedagógica.

Falar inglês não é mais diferencial, é uma exigência. Uma pesquisa realizada pela Catho em todo o Brasil mostrou que mais de 80% das entrevistas em língua estrangeira são feitas em inglês, mas o estudo revelou que apenas 11% dos profissionais conseguem se comunicar sem dificuldades, e destes, somente 3% falam o idioma fluentemente.

O consultor de carreira, Renato Grinberg, orienta os jovens sobre habilidades fundamentais para a empregabilidade. Além dos idiomas, ele ressalta:

Computação

“Não para imaginar algum tipo de trabalho em que uma pessoa não usar o computador e os softwares básicos do Office, como Word, Excel e PowePoint”.

Habilidades quantitativas

“Não importa a área que alguém siga, será sempre importante ter certa intimidade com os números (mesmo que você não goste deles!)”

Habilidades interpessoais

“Ninguém faz nada sozinho e quanto melhor forem suas habilidades interpessoais, mais chance você terá de atingir resultados. A maneira que um profissional interage com colegas ou supervisores vai determinar em grande parte o sucesso dele na empresa. Algumas dicas para desenvolver essas habilidades são: não comentar temas que podem ser polêmicos no ambiente de trabalho como política ou religião; cumprimentar as pessoas sempre com um sorriso e olhando nos olhos; evitar conversas de caráter pessoal que possam constranger outra pessoa”.

Habilidades de negociação

“Saber negociar é fundamental para qualquer área ou nível hierárquico. Saber a hora de negociar um aumento de salário ou promoção pode fazer toda a diferença no sucesso da carreira. Dica: entender o que é importante para a pessoa com quem você irá negociar. Por exemplo, se você estiver negociando um aumento de salário ou promoção, você não deve pensar no beneficio para você, mas sim o que o seu chefe ganharia. Nesse caso você poderia mostrar para ele que com o seu aumento ou promoção ele poderia se preocupar menos porque você assumiria mais responsabilidades e assim por diante”.

Habilidades de liderança

“Não importa o cargo, sem habilidades de liderança um profissional não consegue se desenvolver seja um estagiário ou diretor da empresa. O importante é se antecipar as tarefas ou eventuais problemas mostrando proatividade, ou seja, não esperar que alguém lhe peça para fazer algo ou resolver um problema. O líder se antecipa aos problemas. Dica: analisar o comportamento de profissionais mais experientes que você admira na empresa e prestar atenção nas atitudes deles. Quando você se deparar com uma situação em que você não saiba como resolver, pense no que aquele profissional faria”.

Fonte: Sala de EmpregoJornal Hoje/G1

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