Oportunidade

Fábrica deve criar 200 empregos na região oeste da Bahia

Foi inaugurada nesta sexta-feira, 17, a primeira grande indústria de beneficiamento do produto na Bahia. Esse empreendimento deve gerar 200 empregos diretos na região oeste da Bahia.

Acorda Cidade

Com capacidade de processar 300 mil toneladas de milho ao ano, foi inaugurada nesta sexta-feira, 17, a primeira grande indústria de beneficiamento do produto na Bahia. A segunda unidade das Indústrias Reunidas Coringa Ltda (a primeira fica em Alagoas), representam um investimento privado entre R$ 35 milhões e R$ 40 milhões e deve gerar 200 empregos diretos na região oeste da Bahia.
 
A unidade, no município de Luís Eduardo Magalhães, iniciou a produção de flocos de milho e fubá fino para alimentação humana e farelo de milho para ração animal. A meta inicial é processar 200 mil toneladas ao ano.

O oeste baiano, colheu na safra 2009/2010 1,4 milhão de toneladas de milho. Esta produção é integralmente vendida in natura para estados do Nordeste. Os produtores têm sofrido com a concorrência do milho safrinha produzido no Mato Grosso, que chega ao mercado com preços muito abaixo do praticado pelos agricultores baianos.

Fundador e diretor-presidente do Grupo Coringa, José Alexandre dos Santos reconheceu que o local foi escolhido pela proximidade com o centro da região produtora. O grupo, com mais de 40 anos de história, tem matriz em Arapiraca (AL) e há cerca de 12 anos compra milho cultivado no cerrado baiano. O plano para a implantação desta segunda unidade de processamento do grupo, porém, surgiu há cerca de sete anos, conta o empresário.

A expectativa com a indústria no Estado, conforme o empresário barreirense do ramo de revenda de alimentos, Ildemar Castro, é de que haja uma redução no preço do produto ao consumidor final. Ele ressaltou que, por enquanto, todos os produtos de milho consumidos na região, vêm, principalmente, dos estados de Goiás e Minas Gerais, apesar da grande produção local do grão. (As informações são do A Tarde)  (As informações são do A

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários