Mundo do Trabalho

Cursos para formação de tecnólogos ajudam na rápida recolocação no mercado

O curso tecnólogo se torna mais vantajoso para os universitários por ser mais curto que o bacharelado ou licenciatura.

Acorda Cidade

Atualmente, o mercado de trabalho está muito concorrido devido a vários fatores. Com isso, quem pretende realizar um investimento em um curso de graduação passou a apostar nos cursos para formação de tecnólogos, que são mais rápidos, reconhecidos como faculdade pelo Ministério da Educação, entre outros benefícios.

Além disso, o mercado consegue absorver de forma mais fácil os formandos. Ou seja: não adianta ficar cinco anos no bacharelado ou licenciatura para realizar um sonho e depois não conseguir um emprego. Então, a dica é fazer uma graduação tecnológica em uma instituição com credibilidade.

Os cursos de licenciatura e bacharelado têm, em média, duração de quatro anos, sendo ofertados em várias faculdades públicas e privadas do país. A maior parte dos cursos forma bacharéis em diferentes áreas, como Administração, Direito, Comunicação Social etc. Geralmente, o egresso desse tipo de graduação trabalha na sua área para empresas públicas ou privadas, exercendo diferentes funções de acordo com as disciplinas.

Quem optar pela licenciatura, exercerá o ofício da docência, podendo ser professor em escolas públicas e particulares dos ensinos fundamental e médio. Porém, quem opta pelo bacharelado ou licenciatura, terá que ficar de quatro a cinco anos frequentando os bancos da faculdade.

O curso tecnólogo é mais vantajoso quando comparado ao bacharelado ou licenciatura, já que o universitário termina em um período de dois anos e meio a três. Em seguida, o profissional já está apto a exercer sua nova profissão.

O curso tecnólogo pode ser considerado uma graduação?

De acordo com o Ministério da Educação, um curso para formação de tecnólogos é considerado uma graduação normal, assim como o bacharelado, por exemplo. As diretrizes do órgão do Governo Federal afirmam que esses cursos de tecnologia obedecem a características especiais. Porém, estão de acordo com as diretrizes necessárias para obtenção do diploma.

Ou seja: os cursos tecnólogos têm o mesmo peso e credibilidade de uma licenciatura ou bacharelado, mas em um tempo mais curto para a obtenção do diploma.

Em tempos de crise, com poucas vagas no mercado de trabalho, a dica é fazer um curso tecnólogo que dará mais chances aos estudantes. Atualmente, muitas pessoas que já possuem graduação, seja bacharelado ou licenciatura, também estão voltando para as instituições de ensino em busca de recolocação, sendo que os cursos tecnólogos são os mais procurados para essa finalidade. Dessa forma, o profissional escolhe aquele que tenha relação já com sua área de formação.

Como decidir qual tipo de graduação seguir?

O curso tecnólogo se torna mais vantajoso para os universitários por ser mais curto que o bacharelado ou licenciatura. Além disso, muitas vezes o estudante já arruma emprego na área durante o curso, com estágios ou trabalhos relacionados ao ramo no qual vai se formar.

O tecnólogo em logística, por exemplo, encontra um mercado em plena expansão. Quem optar por essa carreira, poderá atuar em diferentes funções para otimizar processos de uma empresa, como distribuição e transporte de mercadorias.

Nos últimos anos, vem aumentando a procura por cursos tecnólogos, já que esse tipo de graduação prepara de forma rápida profissionais para o mercado de trabalho.


 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários